Conta de lucros e perdas para o ano DRE
Relatório de pesquisa: Conta de lucros e perdas para o ano DRE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fernandaaguiarhn • 31/8/2014 • Relatório de pesquisa • 421 Palavras (2 Páginas) • 425 Visualizações
Demonstrações de Resultado do exercício DRE: É uma demonstração financeira que evidencia o resultado apurado pela empresa, por meio de confronto entre as receitas, as despesas e os custos.
Receita: São aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultem em aumento do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade.
A definição de receita abrange tanto receitas propriamente dita como ganhos. A receita surge no curso das atividades ordinárias de uma entidade e é designada por uma variedade de nomes, tais como vendas, honorários, juros, dividendos, royalties e aluguéis.
Lucro Bruto: É a diferença entre o faturado e o custo de fazer o produto ou prover o serviço, antes deduzir overheads, folha de pagamento, impostos, e pagamento de juros. No geral, este é o lucro mostrado em uma transação se não há interesse no custo indireto. Este é o rendimento que permanece uma vez deduzido os custos que surgem somente da geração daquele rendimento. Pode ser definido ainda como o resultado apurado do total de receitas menos o total de despesas de uma empresa, não considerando a dedução de IR e as participações.
Lucro Operacional: Indicador que faz parte do demonstrativo de resultado de uma empresa, e que é determinado como sendo o lucro obtido pela empresa depois de se deduzir da receita líquida de vendas o custo de mercadoria vendida, as despesas de pessoal, as despesas administrativas, as despesas financeiras e outras despesas operacionais. Trata-se de um conceito mais utilizado para empresas não financeiras.
Lucro Líquido: Última linha da Demonstração de Resultados, é o Lucro Operacional deduzido das receitas e despesas financeiras (ou seja, refletem a estrutura de capital da empresa – em outras palavras, as despesas decorrentes do financiamento de seus ativos e de sua operação), das despesas não operacionais, extraordinários e não recorrentes (ou seja, aquelas que ocorrem raramente e não são referentes às atividades operacionais da empresa), e do imposto de renda e contribuição social. Não é um indicador adequado para se analisar o resultado operacional de uma empresa.
Etapa 4 – Passo 1
PLANO DE CONTAS
1 ATIVO
1.1 CIRCULANTE
1.1.1 Disponível
1.1.1.1 Caixa
1.1.1.1.1.001 Caixa geral
1.1.1.2 Bancos
1.1.1.1.1.002 Banco conta movimento
1.1.2 Créditos
1.1.2.1 Clientes
1.1.2.1.001 Duplicatas a Receber
1.1.2.2 Títulos a Receber
1.1.2.3 Outros Créditos
1.1.2.3.001 Adiantamento de Fornecedores
1.1.3 Estoques
1.1.3.1 Estoques
1.1.3.1.001 Mercadorias
1.1.3.1.002 Material
...