Contas De Resultado E Contas Patrimonias
Trabalho Universitário: Contas De Resultado E Contas Patrimonias. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gagauuu • 27/7/2014 • 408 Palavras (2 Páginas) • 993 Visualizações
CONTAS PATRIMONIAIS:
São utilizadas para controle e apuração do patrimônio, registram os bens, direitos, obrigações e situação líquida. São consideradas permanentes, acumulam-se de um período para outro e são compostas pela seguintes características:
a) CONTAS DO ATIVO = bens + direitos. Organizadas em ordem decrescente do grau de liquidez. Divididas em Ativo Circulante e Ativo Não Circulante, composto por: ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível.
Ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que resultem futuros benefícios econômicos para a entidade;” b) CONTAS DO PASSIVO: obrigações da entidade para com terceiros ou da mesma para com os sócios. Organizadas em ordem decrescente do grau de exigibilidade. Já o passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos já ocorridos, cuja liquidação se espera que resulte em saída de recursos capazes de gerar benefícios econômicos
Ativo e o Passivo
c) CONTAS DO PATRIMÔNIO LÍQUIDO (PL): riqueza própria da entidade, obtida pela diferença entre o Ex. capital social, reserva de capital, reserva de lucro, ajuste de avaliação patrimonial, prejuízos acumulados e ações em tesouraria.
Patrimônio Líquido é o valor residual dos ativos da entidade depois de deduzidos todos os seus passivos.
d) CONTAS REDUTORAS: tem a função de reduzir o saldo de outra conta. Possui a natureza inversa, a natureza do grupo ao qual pertencem. Ex. depreciação acumulada, capital a integralizar, provisão de devedores duvidosos.
.
CONTAS DE RESULTADO:
São utilizadas para a apuração do resultado do exercício. Representam os ganhos (receitas) e as perdas (despesas). Consideradas transitórias, visto que, seu tempo de vida é limitado a um exercício social, pois, ao final de cada exercício terão seus saldos zerados (encerrados) a fim de que se possa apurar o resultado do período.
a) Receitas: variações positivas (aumento) do Patrimônio Líquido. Ex. receitas de venda, receitas financeiras, receita de equivalência patrimonial, ganho de capital.
Receitas são aumentos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de entrada de recursos ou aumento de ativos ou diminuição de passivos, que resultam em aumentos do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de aporte dos proprietários da entidade;
b) Despesas: variações negativas (reduções) do Patrimônio Líquido. Ex. despesa financeira, despesa administrativa, despesa com vendas, perdas de capital.
Despesas são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incrementos em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade
...