Crescimento
Seminário: Crescimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 54bruniho67 • 15/10/2013 • Seminário • 368 Palavras (2 Páginas) • 247 Visualizações
Promessas e reflexões costumam marcar o Réveillon. De que forma aproveitar este momento de recomeço para dar uma guinada na empresa? Carlos Vidigal, CEO da Ciclope Treinamentos e Consultoria, afirma que algumas medidas de organização de orçamento, por exemplo, já deveriam ter sido tomadas no ano passado. Mas não se preocupe: ainda há tempo para planejar-se e viver um 2013 de sucesso nos negócios. Confira, abaixo, as dicas de Vidigal aos empreendedores:
1. Estude o mercado: Essa é uma alternativa para formular a estratégia da empresa. “É importante observar a economia do país, a previsão de crescimento, o movimento dos concorrentes e as oportunidades”, diz Vidigal. “Qualquer problema nos blocos econômicos pode afetar seu negócio.”
2. Ouça seus clientes: Estar atento ao seu público, fazendo pesquisas de satisfação, pode revelar as expectativas dele para o ano. A partir dos resultados, é possível desenvolver novos produtos e abrir oportunidades de acordo com a preferência dos clientes.
3. Execute e controle o orçamento: O ideal é que isso seja feito em meados de setembro. “Se você ainda não organizou o orçamento, corra e a aproveite janeiro e fevereiro”, afirma o consultor. Para ele, o controle de custos é o ponto de atenção para 2013, já que, no ano passado, as empresas foram impactadas pelo aumento de insumos e de mão de obra.
4. Mostre suas intenções de forma clara: É importante explicar para toda a equipe quais são os objetivos do ano que se inicia. “Se o seu sonho for compartilhado, ficará mais fácil contar com ajuda para concretizá-lo”, diz Vidigal.
5. Não cometa os mesmos erros: Faça um balanço de tudo o que ocorreu de indesejado em sua empresa em 2012, para evitar a repetição dos mesmos erros. “Isso inclui rever processos, prazos, negociações e cargos”, afirma.
6. Tenha maior flexibilidade: Analise seus processos e observe se não há áreas que poderiam ser mais elásticas. Diante da instabilidade de mercado, é importante ser ágil para mudar de planos rapidamente, sem se prejudicar.
7. Reveja a equipe: Desenhe qual o percentual de crescimento esperado e, a partir disso, calcule quantas contratações poderão ser feitas mensalmente, quais cargos deverão ser criados, quantos processos de seleção precisarão ocorrer ao longo do ano.
...