Criatividade
Dissertações: Criatividade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: willir • 30/9/2013 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 763 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
Correta
“No período pesquisado a participação das companhias inovadoras no total das empresas industriais se manteve constante em relação às pesquisas anteriores: a taxa de inovação foi de 33,4% no triênio 2003-2005, contra 33,3% no triênio 2001-2003 e 31,3% no triênio 1998-2000 (...) A taxa de inovação também aumentou, mas ela é um índice delicado, porque mascara o crescimento do número absoluto de empresas inovadoras. No Brasil, mais de 80% das empresas são pequenas e médias, exatamente as que menos inovam. Como há uma alta correlação entre inovação e tamanho da empresa.” em: http://www.inovacaotecnologica.com.br /noticias/noticia.php?artigo=010175070801
Se a taxa de inovação é a taxa que mede a relação de empresas que realizaram algum tipo de inovação, no total das empresas. Porque o texto nos quer alertar da “delicadeza do índice”?
Resposta
Resposta Selecionada: e.
Porque a amostragem devesse considerar índices em função do tamanho das empresas;
Resposta Correta: e.
Porque a amostragem devesse considerar índices em função do tamanho das empresas;
Feedback da resposta:
Pois que, em tendo as grandes empresas, historicamente um maior investimento em inovação de um lado e as pequenas e médias não, a medição em um único índice, todos os tipos de empresas, pode distorcer (como faz) eventuais crescimento comparados.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Correta
“Faturamento - 25/08/2009 às 16:00h - Empresas investem em inovação para aumentar faturamento.
Inovar é preciso! Em especial nas empresas brasileiras e na indústria.
“Aumentar a inovação passou a ser uma meta da indústria brasileira num manifesto lançado pelo grupo formado por executivos e empresários de companhias que atuam no País, como a Gerdau, Natura, Embraer, Sadia, Coteminas, Votorantim, Odebrecht, Ford, Siemens, Klabin, Fiat, entre outras participantes do 3º Congresso Brasileiro de Inovação na Indústria. Objetivo da mobilização é duplicar a quantidade de empresas que inovam no prazo de quatro anos (...)
Monteiro Neto lembrou ainda que a inovação é um conceito bem amplo e pode ocorrer de várias maneiras, como no processo produtivo, no modelo de negócios, entre outros.”
Em http://www.180graus.com/geral/empresas--investem-em-inovacao-para-aumentar-faturamento-236079.html , acessado em 14.02.2011.
O texto acima sugere que a indústria brasileira teria como principal meta a inovação para o aumento de faturamento. Essa meta não superaria as:
1. De Sobrevivência;
2. De redução dos custos de produção;
3. De definições das estratégias competitivas;
4. De incrementar as participações de mercado;
5. De alcançar e incorporar clientes potenciais.
Resposta
Resposta Selecionada: a.
Todas as questões são corretas;
Resposta Correta: a.
Todas as questões são corretas;
Feedback da resposta:
A Sobrevivência esta acima que quaisquer outras estratégias (exceto a de Desinvestimento ou Morte), pois que é necessidade fundamental, superando até mesmo o faturamento; A redução dos custos de Produção é no mercado competitivo função primordial, sem o qual não se obtém competitividade e, se perco competitividade tendo a perder Faturamento; As estratégias competitivas podem considerar a redução de preço como uma estratégia para atingir outros objetivos que não necessariamente o aumento de Faturamento (até porque, estaria contribuindo com a sua queda ao diminuir preço); O incrementar participações é função vital das organizações, muitas vezes sob pena de perda de Faturamento momentâneo como estratégia passageira e, por fim alcançar e incorporar clientes vitais para aumento de participação conforme posição anterior. Inovação não é sinônimo de aumento de Faturamento, mas, é requisito básico à sobrevivência das Organizações e atendimentos das Estratégias bases, em todo mundo, na atualidade. Além de que, aumentar faturamento, que não é estratégia e sim meta.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Correta
“A idéia de usar microondas na cozinha, porém, apareceu por mero acaso em 1946, nos Estados Unidos, com o engenheiro eletrônico Percy Lebaron Spencer (1894-1970). Certo dia, Spencer saiu de casa, em Waltham, Massachusetts, com uma barra de chocolate no bolso da calça. Diretor de uma indústria de sistemas eletrônicos militares, horas depois ele estava em seu laboratório testando um magnetron. Em dado momento, resolveu comer o chocolate que trouxera de casa. Ao colocar a mão no bolso, porém, percebeu que a barra havia se derretido (...). Na manhã seguinte, Spencer foi mais além: colocou um ovo cru dentro de um pote com um pequeno buraco na lateral, voltado para o magnetron. Minutos depois, um colega curioso resolveu olhar o que havia dentro do pote, e foi vítima de uma explosão: o ovo atingiu-o em pleno rosto. Spencer não tardou a entender o que acontecera: o ovo tinha cozinhado de dentro para fora e a casca se quebrara devido à pressão. ‘Se um ovo pode ser cozido tão rapidamente e de forma tão incomum’, perguntou-se o engenheiro, ‘por que não com outros alimentos.’ Assim surgiu, em 1952, o primeiro forno de micro-ondas.”
http://super.abril.com.br/superarquivo/1989/conteudo_111647.shtml , em 17.02.2011, 16h06min.
Levando em conta o exemplo acima citado, qual das teses a seguir não estão respaldadas nos principios que regem os processos de inovação?
Resposta
...