Criatividade E Inovação
Artigo: Criatividade E Inovação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MariSMendesArq • 5/11/2013 • 2.750 Palavras (11 Páginas) • 299 Visualizações
INSTITUTO DE ENSINO SUPERIOR DE JOINVILLE - IESVILLE
CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES
RAFAEL DE SOUZA
PROFESSORA VIVIANE
Comportamento Humano
Joinville
Junho de 2008
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 3
1. REFERENCIAL TEÓRICO 4
1.1 CONTABILIDADE 4
1.1.1 Definição de Contabilidade 4
1.2 COMPORTAMENTO HUMANO 5
1.2.1 Definição de Comportamento Humano 5
2 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E EXPLORAÇÃO DOS DADOS 6
2.1 CONCEITOS DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO 6
2.2 CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO NA PRÁTICA 7
2.3 PROMOVENDO A SINERGIA NO AMBIENTE DE TRABALHO 10
2.4 A INTELIGÊNCIA A FAVOR DOS PROCESSOS 14
CONSIDERAÇÕES FINAIS 15
REFERÊNCIAS 16
INTRODUÇÃO
A criatividade é um tema que faz parte do contexto atual nas organizações. Vivemos hoje na era da informação, do entretenimento, do design e da estética. Tudo isto para ser produzido exige o quê? Idéias, intuição, visão e, portanto, criatividade.
A receita da competitividade permanente está na capacidade de definir competências, estratégias, assim como uma organização voltada para o aprendizado e sua aplicação, desenvolvendo ações que possibilitem a busca de outras alternativas, outras saídas para antigos e novos problemas, o desenvolvimento do pensamento criativo, a abertura para ações criativas.
1. REFERENCIAL TEÓRICO
1.1 CONTABILIDADE
1.1.1 Definição de Contabilidade
Contabilidade é a ciência que estuda, interpreta e registra os fenômenos que afetam o patrimônio de uma entidade. O nome deriva do uso das contas contábeis. De acordo com a doutrina oficial brasileira (organizada pelo Conselho Federal de Contabilidade), a contabilidade é uma ciência social, da mesma forma que a Economia e a Administração (esta por vezes considerada um ramo da Sociologia). Mas é comum autores refutarem essa condição científica, colocando-na como técnica ou arte. Nessas acepções alternativas, por exemplo, há quem a defina numa conotação tradicionalmente jurídica, como a arte de organizar os livros comerciais ou de escriturar contas.Existem várias outras importante definições como a de Neves, Viceconti, Ribeiro e Sá:
A contabilidade é uma ciência que desenvolveu uma metodologia própria com a finalidade de:
a) Controlar o patrimônio das aziendas.
b) Apurar o rédito (resultado) das atividades das aziendas.
c) Prestar informações às pessoas que tenham interesse na avaliação da situação patrimonial e do desempenho dessas entidades. (NEVES; VICECONTI, 2002, P 1)
Segundo Ribeiro (2005, p 19) “A Contabilidade é uma ciência que possibilita por meio de suas técnicas, o controle permanente do Patrimônio das empresas.”
Conforme Sá (2002, p 46) podemos definir Contabilidade como uma ciência responsável por estudar os fenômenos patrimoniais, mantendo uma preocupação constante com realidades, evidências e comportamento dos mesmos, em relação à eficácia funcional das células sociais.
1.2 COMPORTAMENTO HUMANO
1.2.1 Definição de Comportamento Humano
É o estudo do comportamento do ser humano, e tem como objetivo ajudar a entender as ações realizadas pelas pessoas em determinadas situações.
Comportamento humano é a expressão da ação manifestada pelo resultado da interação de diversos fatores internos e externos que vivemos, tais como: personalidade, cultura, expectativas, papéis sociais e experiências.
2 APRESENTAÇÃO, ANÁLISE E EXPLORAÇÃO DOS DADOS
2.1 CONCEITOS DE CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO
A criatividade é o processo através do qual as idéias são geradas, desenvolvidas e transformadas em valor, e ela está ao alcance de todos. Todos nós nascemos criativos, mas a capacidade de criar fica latente, inibida em nós até que algo ou alguém exija que a exercitemos e a ponhamos em prática.
Para diferenciar criatividade de inovação, pode-se pensar no seguinte: a criatividade é um processo aberto no qual qualquer pessoa pode participar dando idéias para qualquer campo da atividade humana, e que usa a imaginação para produzir resultados; inovação é um processo fechado no qual somente as pessoas que detém o conhecimento específico de uma área podem usá-la. A inovação depende das idéias para ir em frente. Criar é pensar algo novo; inovar é fazer algo novo.
Podemos demonstrar nosso potencial de três maneiras:
1. criatividade genial: verificada nas grandes invenções que modificam e melhoram a qualidade de vida de um grande número de pessoas, em qualquer área da atividade humana.
2. criatividade autêntica: presente nas melhorias dos sistemas que já existem. O fax e a internet, por exemplo, são criações autênticas que melhoraram as comunicações à distância
3. criatividade cotidiana: expressa nas pequenas ações do dia-a-dia, quando nos deparamos com problemas e os resolvemos de forma original. Uma dona de casa que recebe visitas de última hora e aproveita as sobras do almoço para preparar um delicioso quitute, está sendo criativa. Uma
...