Crédito Tributário
Tese: Crédito Tributário. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: newton1972 • 23/9/2013 • Tese • 3.851 Palavras (16 Páginas) • 304 Visualizações
Determinada empresa prestadora de serviços de limpeza e manutenção de piscinas, sediada no Município de Guarapari/ES, pretende discutir judicialmente a incidência do ISSQN que lhe está sendo cobrado pelo Município de Vila Velha/ES. Ocorre que esta mesma empresa recebeu notificação do Município de Vila Velha/ES para efetuar o pagamento do ISSQN dos serviços nesse Município realizados. Inconformada, a empresa impetra mandado de segurança com pedido de liminar em face do Secretário das Finanças do Muncípio de Vila Velha/ES que a notificou, sob a alegação de a cobrança que está sendo feita ofende seu direito líquido e certo de efetuar o pagamento do ISSQN para o Município de Guarapari/ES, onde a empresa está sediada. Distribuído o feito, o magistrado despacha no sentido de que apreciará a liminar após a vinda das informações, para o que manda oficiar à autoridade coatora impetrada. Neste intervalo, a empresa recebe a visita de um agente da Administração Tributária Municipal, que a autua pelo descumprimento de certas obrigações tributárias acessórias. Ao final da aula, o Aluno deverá:
Saber conceituar o crédito tributário, identificar sua natureza e sua inseparabilidade da obrigação tributária e firmar seu conhecimento sobre as teorias que se controvertem a respeito do momento de nascimento do crédito, bem assim a opção feita pelo CTN;
Entender o conceito, o conteúdo e o papel do lançamento tributário;
Conhecer os princípios que regem o lançamento;
Identificar as modalidades de lançamento tributário e aplicá-las aos impostos;
Ter noções gerais sobre as controvérsias envolvendo o lançamento por homologação.
TEMA
Crédito Tributário.
ESTRUTURA DO CONTEÚDO
1 Crédito tributário
1.1 Conceito;
1.2 Natureza jurídica e teorias sobre;
1.3 O lançamento tributário;
1.3.1 Princípios;
1.3.2 Modalidades.
PROCEDIMENTO DE ENSINO
Aula expositiva, com interatividade, buscando exemplificar e relacionar os temas dela objeto com fatos do cotidiano, de conhecimento dos Alunos.
A aplicação entre teoria e prática ocorrerá por meio do caso concreto:
1. aluno deverá, antes de cada aula, desenvolver pesquisa prévia sobre os temas objeto de estudo de cada semana, envolvendo a legislação, a doutrina e a jurisprudência e apresentar soluções, por meio da resolução do caso, preparando-se para debates em sala de aula.
2. Antes do início de cada aula, o aluno postará o material relativo aos casos pesquisados e préresolvidos, para que o docente ratifique a entrega.
3. Após a discussão e solução do caso em sala de aula, com o professor, o aluno deverá aperfeiçoar o seu trabalho, utilizando, necessariamente, citações de doutrina e/ou jurisprudência pertinentes ao caso concreto.
RECURSO FÍSICO
Projeção de slides utilizando retroprojetor ou datashow. Uso da lousa branca e caneta Pilot.
APLICAÇÃO PRÁTICA/ TEÓRICA
Relatório - Plano de Aula 04/02/2013 15:06
Página: 1/30
CASO CONCRETO: MARIA SILVA apresentou à Secretaria da Receita Federal (SRF) declaração do IRPF relativa ao exercício de 2.011, com dados falsos, almejando sonegar parte do tributo. A falsidade não foi detectada de início e a contribuinte efetuou pagamento do imposto. Meses depois, a SRF verificou o estratagema desta contribuinte e, de ofício, reviu o lançamento, e sem notificá-la a inscreveu em dívida ativa. Nesse caso, é legal a sua revisão de ofício? Qual(is) espécie(s) de lançamento(s) trata este caso concreto?
QUESTÃO OBJETIVA: Considere as três afirmações a seguir e assinale, abaixo, a alternativa correta: I - Dá-se o nome de crédito tributário ao valor que o sujeito ativo da obrigação tributária tem o direito de receber de sujeito passivo determinado, relativo a certo tributo, fixado consoante procedimento administrativo plenamente vinculado denominado lançamento. II - Quanto ao tributo, deve a autoridade administrativa ter em consideração a lei que, no período entre a data do fato gerador e a do lançamento, for mais favorável ao contribuinte. III - Quando o lançamento é efetuado pelo Fisco em razão de o contribuinte obrigado a declarar não ter apresentado sua declaração, diz- se que se trata de lançamento por declaração substitutiva. ( ) a. A primeira afirmação é verdadeira. As demais são falsas. ( ) b. A primeira e a segunda afirmações são verdadeiras. A terceira é falsa. ( ) c. A segunda afirmação é verdadeira. As demais são falsas. ( ) d. A terceira afirmação é verdadeira. As demais são falsas. ( ) e. A primeira afirmação é falsa. A segunda e a terceira são verdadeiras
CONSIDERAÇÃO ADICIONAL
Relatório - Plano de Aula 04/02/2013 15:06
Página: 2/30
Disciplina: DPU0253 - DIREITO FINANCEIRO E TRIBUTÁRIO II Semana Aula: 2 DESCRIÇÃO DO PLANO DE AULA Suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
OBJETIVO
Objetivos EspecíficosAo final da aula, o Aluno deverá:
Entender em que consiste a suspensão da exigibilidade do crédito tributário e quais são seus efeitos;
Conhecer as causas de suspensão da exigibilidade e as principais questões controvertidas a respeito.
TEMA
Suspensão da exigibilidade do crédito tributário.
ESTRUTURA DO CONTEÚDO
2 Suspensão da exigibilidade do crédito tributário
2.1 Conceito;
2.2 Efeitos;
2.3 Modalidades;
2.4. Questões controvertidas
PROCEDIMENTO DE ENSINO
Aula expositiva, com interatividade, buscando exemplificar e relacionar os temas dela objeto com fatos do cotidiano, de conhecimento dos Alunos.
A
...