Custos BALANCE
Seminário: Custos BALANCE. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandro01 • 27/10/2013 • Seminário • 353 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
5 BALANÇO PATRIMONIAL
É uma analise da empresa que busca evidenciar a situação financeira da entidade em uma situação estática, como se fosse uma fotografia naquele momento de como a instituição se encontrava. Esta demonstração busca evidenciar como estão representadas as origens e aplicações de recursos, por meio de duas colunas: Ativo e Passivo.
O Ativo representa os bens e direitos da entidade que são passiveis de serem medidos em valor de unidade monetária. Este se divide em Circulante e Não Circulante. O Circulante é aquele em que engloba tudo o que pode ser convertido em dinheiro em um curto prazo, ou seja, até o término do exercício seguinte.
Subdividem-se em Disponível (Caixa, Contas Bancárias e Equivalentes de Caixa), Créditos (Fiscais e Tributários, Duplicatas e Adiantamentos) Estoques (Mercadorias e outros materiais cotidianos) e Despesas Pagas Antecipadamente. Já o Não Circulante se refere a valores que se transformarão em dinheiro após o término do exercício social seguinte. Também se se subdivide em quatro grupos: Realizável a Longo Prazo (valores a receber), Investimentos (Ações de coligadas e controladas), Imobilizado (Móveis, Máquinas, Veículos, etc.) e Intangível (Marcas, patentes, direitos autorais). Já o Passivo representa as obrigações e exigibilidades da entidade para com terceiros (fornecedores, instituições financeiras, etc.) e para com os sócios (detentores de ações da empresa). Divide-se em três grupos: Passivo Circulante, Não Circulante e Patrimônio Líquido. Assim como no Ativo Circulante e no Não Circulante, o Passivo Circulante representa todas as obrigações da entidade até o final do exercício seguinte e o Não Circulante, após esse prazo. Já o Patrimônio Líquido representa os capitais próprios da empresa, é o que dá vida a ela. Subdivide-se em Capital Social, Reservas de Capital, Ajustes de Avaliação Patrimonial, Reservas de Lucros e Ações em Tesouraria.
Enfim, este é o melhor informe contábil, pois proporciona uma visão real em um determinado momento, ou seja, no momento em que foi produzido, de todo o patrimônio da empresa, tudo o que ela tem, o que ela espera em ganhar e o que tem por obrigação de liquidar, sendo este então, podemos dizer, a principal ferramenta usada na elaboração do Planejamento Financeiro da Instituição.
...