DESPESAS OPERACIONAIS E SUAS DOTAÇÕES
Projeto de pesquisa: DESPESAS OPERACIONAIS E SUAS DOTAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ziulda • 20/9/2014 • Projeto de pesquisa • 2.398 Palavras (10 Páginas) • 359 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Curso de Administração
CRISTIANE TAMAMI KOMAI COELHO RA: 6729314633
ELAINE CRISTINA DA SILVA DIAS RA: 6762353119
JOSE DE MELO AMORIM JUNIOR RA: 7972710390
LEANDRO KEITIRO ABURAYA TERADA RA: 6729314607
RAFAEL DA SILVA GOMES RA: 6908434655
ECONOMIA
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SETEMBRO – 2013
SÃO PAULO – SP
CRISTIANE TAMAMI KOMAI COELHO RA: 6729314633
ELAINE CRISTINA DA SILVA DIAS RA: 6762353119
JOSE DE MELO AMORIM JUNIOR RA: 7972710390
LEANDRO KEITIRO ABURAYA TERADA RA: 6729314607
RAFAEL DA SILVA GOMES RA: 6908434655
ECONOMIA
Trabalho de Atividade Prática
Supervisionada – Com objetivo de
Aprovação em Economia
Professora EAD: Prof.ª Adriana Novais Economia
SETEMBRO – 2013
SÃO PAULO – SP
Sumário
1.INTRODUÇÃO 4
2.O NOME DO PRODUTO OU SERVIÇO ESCOLHIDO 4
2.1 Histórico e Mercado Nacional e Internacional 4
2.2 Empresas Concorrentes 7
3.CUSTOS OPERACIONAIS E SEUS ENTRAVES 9
4. CIDADES – SÃO PAULO, MOGI DAS CRUZES E GUARULHOS 10
4.1 São Paulo 10
4.2 Mogi das Cruzes 12
4.3 Guarulhos 14
5. INFLAÇÃO E ECONOMIA 16
REFERÊNCIAS 21
1.INTRODUÇÃO
É bem sabido, que a taxa de câmbio é uma das variáveis mais relevantes de uma economia, especialmente a economia brasileira, por ser uma economia emergente, exportadora de produtos baseados em recursos naturais, importadora de bens de capital e de insumos industriais, ter um mercado financeiro razoavelmente bem desenvolvido, ou mesmo, pelo fato da economia brasileira ter tido, até recentemente, grande parte da dívida pública indexada em moeda estrangeira (Dólar Americano). Ou por ainda emitir no mercado internacional grande parte de títulos ainda indexados em Dólar. Contudo, a diversidade e complexidade de sua estrutura produtiva, associada com grande heterogeneidade regional, pode tornar muito difíceis avaliar os efeitos de alterações na taxa de câmbio sobre o conjunto desta economia.
De qualquer forma, a correlação entre o comportamento da taxa de câmbio e o saldo comercial, demonstra a grande importância desta variável para o comercial exterior brasileiro. Note que os movimentos de desvalorizações na taxa de câmbio estão sempre associados com ganhos de saldo comercial, enquanto que períodos de grandes valorizações cambiais acabam por refletir em redução de tais saldos, senão déficits comerciais. No estudo de Kannebley, de Prince & Scarpelli, pode-se notar, contudo, que, ao longo dos anos de 1990 e 2000, os saldos comerciais brasileiros respondem às variações cambiais de forma lenta (defasada) e assimétrica (resposta à desvalorização mais intensa que a valorização).
2. TRADING OPERATIONS – NO BRASIL E NO MUNDO
Tradings são empresas que trabalham com diferentes tipos de produtos que são vendidos para fins de consumo, sejam para empresas privadas ou públicas. Significa comprar uma gama especializada de produtos, manter um estoque ou venda casada, e entregar seus produtos aos clientes.
Possuem diferentes tipos de condições práticas para fazer muitos tipos de negócios. Geralmente 02 ou mais empresas se envolvem em uma negociação de grande porte. Eles trabalham em uma grande área geográfica. Quando se fala de "trading companies", hoje, referem-se principalmente a operação B2B de forma global, altamente especializadas em uma categoria de bens e com uma forte organização logística.
2.1. HISTORICO E MERCADO NACIONAL E INTERNACIONAL
A micro e pequena empresa brasileira nos últimos anos vem obtendo um aumento em suas exportações que, mesmo sendo em termos absolutos ainda pequeno, já demonstra uma maior vontade por parte de seus empresários a aumentar suas vendas com o mercado externo. Muito se deve às atitudes tomadas pelo governo com a criação de meios que facilitam e desburocratizam os processos necessários para tal feito. Existem algumas alternativas também viáveis e de rápida realização. As trading companies e comerciais exportadoras constituem uma destas alternativas.
Diante de todo desconhecimento de inserção internacional, essas empresas facilitam e promovem o comércio internacional de forma rápida e sem maiores complicações. O papel que as empresas comerciais exportadoras e trading companies desempenham, para conseguir de uma forma mais simples a introdução de produtos brasileiros no comércio internacional, é vital, pois não se limita às questões econômicas, mas repercute também em ganhos para as micro e pequenas empresas, aumento na competitividade e também agilidade em processos de desembaraço.
As empresas comerciais exportadoras e trading companies atuam como intermediárias na representação e comercialização de produtos entre Brasil e outros países. Essas empresas proporcionam um grande fomento na área de comércio exterior, tanto no que se diz respeito aos trâmites legais de exportação, quanto no estudo de mercados, viabilidade econômica e a inserção de produtos de interesse para os mais variados mercados. As micro e pequenas empresas possuem uma certa dificuldade em atuar no mercado internacional,
...