DVA - Ciencias Contabeis
Pesquisas Acadêmicas: DVA - Ciencias Contabeis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: joinhadoiss • 17/9/2013 • 607 Palavras (3 Páginas) • 597 Visualizações
DVA – DEMONSTRAÇÃO DO VALOR ADICIONADO
17.1 CONCEITO
A demonstração do Valor Adicionado é uum demonstrativo contábil que evidencia a riqueza gerada em determinado período e como essa riqueza foi distribuída. As informações devem ser extraídas da contabilidade e os valores informados devem ter como base o princípio contábil da competência.
A riqueza gerada pela empresa mede-se a partir da diferença entre o valor de suas vendas e o dos insumos mais serviços adquiridos de terceiros.
Exemplo:
Vendas no período $ 10.000.000,00
Menos: Insumos e serviços adquiridos de terceiros $(6.000.000,00)
Valor adicionado da atividade $ 4.000.000,00
A referida demonstração constitui uma ferramenta importantíssima pois apresenta elementos que permitem a analise do desempenho econômico das sociedades, evidenciando o montante da riqueza gerada, bem como sua destinação.
O Iudicibus, comenta que:”em sua estrutura a Demonstração do Valor Adicionado é muito parecida com o esquema de contas de renda Nacional. (...) Conteitualmente, se todas as atividades econômicas desenvolvidas no País fossem desenroladas em entidades que levantassem demonstrações o valor adicionado,(...) a consolidação de tais demonstrações, excluídas as duplas contagens, já seria o próprio PIB, muito mais corretamente estimado do que atualmente.”
Por meio da DVA podem-se obter as seguintes informações, ferramenta necessária na mensuração de:
Indicador de avaliação de desempenho na geração de riqueza;
Indicador de avaliação da distribuição da riqueza gerada;
Indicador de avaliação do desempenho social;
Indicador de avaliação da remuneração de cada fator de produção
A DVA deve ser apresentada de forma comparativa mediante a divulgação simultânea de informações do período atual e do anterior.
Caso a entidade elabore Demonstrações Contábeis Consolidadas, a DVA deve ser elaborada dentro desses moldes, e não pelo somatório das DVAs individuais.
A DVA é uma desmontração surgida na Europa e hoje exigida em nível internacionalem virtude de expressa recomendação feita pela ONU.
Conforme resolução do CFC a entidade deve elaborar a DVA e apresenta-la como parte integrante das suas demonstrações contábeis e divulgadas ao final de cada exercícios social e deve basear-se nas demonstrações consolidadas e evidencias a participação dos sócios.
A distribuição da riqueza deve ser detalhada da seguinte forma:
a) Pessoal e encargos;
b) Impostos, taxas e contribuições;
c) Juros e aluguéis;
d) Juros sobre capital próprio e dividendos;
e) Lucros retidos/prejuízos do exercício.
Na elaboração da DVA, a receita de venda de mercadorias, produtos e serviços representam os valores reconhecidos na contabilidade a esse titulo pelo regime de competência e incluídos na demonstração do resultado no período.
Outras receitas representam os valores que sejam oriundos de baixas por alienação de ativos não circulantes, tais como resultados na venda de imobilizado, de investimentos, e outras transações incluídas da demonstração do resultado dos
...