Definição Classica De Gestão Do Conhecimento
Trabalho Universitário: Definição Classica De Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jusianesch27 • 20/11/2014 • 802 Palavras (4 Páginas) • 405 Visualizações
A definição clássica de conhecimento
Características
A principal preocupação dos investigadores na área da gestão do conhecimento reside na busca da melhoria de desempenho das organizações através de condições organizacionais favoráveis, processo de localização, extração, partilha e criação de conhecimento, assim como através das ferramentas e tecnologias de informação e comunicação.
De forma geral, acredita-se que uma boa prática de gestão do conhecimento influencia direta e indiretamente o bom desempenho organizacional e financeiro de uma organização.
A Gestão do conhecimento possui ainda o objetivo de controlar, facilitar o acesso e manter um gerenciamento integrado sobre as informações em seus diversos meios. Entende-se por conhecimento a informação interpretada, ou seja, o que cada informação significa e que impactos no meio cada informação pode causar de modo que a informação possa ser utilizada para importantes ações e tomadas de decisões.
Sabendo como o meio reage às informações, pode-se antever as mudanças e se posicionar de forma a obter vantagens e ser bem sucedido nos objetivos a que se propõe. Em uma definição resumida pode-se dizer que Gestão do Conhecimento é um processo sistemático, articulado e intencional, apoiado na geração, codificação, disseminação e apropriação de conhecimentos, com o propósito de atingir a excelência organizacional.
Vantagens oferecidas
Vários autores (Brucker, 1993; Davenport et al., 1996; Staples et al., 2001; Holsapple, 2008, etc.) afirmam que boas iniciativas e práticas de gestão do conhecimento contribuem para a sustentabilidade das vantagens competitivas das organizações que as empreendem.
Entre as diversas vantagens de uma boa gestão de conhecimento, reconhecem-se as seguintes:
• Vantagem competitiva em relação à concorrência
• Redução dos custos e tempo de produção e desenvolvimento de produtos
• Rápida comercialização de novos produtos
• Aumento do valor das ações
• Maximização do capital intelectual/ativos intelectuais
• Melhoria dos processos internos e maior fluidez nas operações
• Processos de tomada de decisões mais eficientes e melhores resultados
• Melhoria na coordenação de esforços entre unidades de negócios
• Melhoria da prestação de serviços (agilidade), da qualidade dos produtos e da qualidade do serviço cliente.
Conceitos de Gestão do Conhecimento
Vários autores definem o que é conhecimento, todavia, todos chegam a um mesmo resultado a única diferença entre os mais variados autores, é que uns utilizam um palavreado diferenciado e/ou que poucas pessoas conhecem, para isso destacamos as seguintes definições:
Segundo Probst ET alli, 2002, cita que:
“Conhecimento é o conjunto total incluindo cognição e habilidades que os indivíduos utilizam para resolver problemas. Ele inclui tanto à teoria quanto a pratica as regras do dia-a-dia e as instruções sobre como agir. O conhecimento baseia-se em dados e informações, mas, ao contrário deles, está sempre ligado a pessoas”.
Segundo Cruz, 2002 cita que:
“Conhecimento é o entendimento obtido por meio da inferência realizada no contato com dados e informações que traduzam a essência de qualquer elemento”.
O conhecimento é formado por duas bases aparentemente opostas, que são o conhecimento explicito e o conhecimento tácito.
O conhecimento explicito é aquele que a pessoa consegue expressar com facilidade, pois se trata de um conhecimento formal, ou seja, são números, dados, estatísticas, formulas cientificas entre outros recursos.
...