Definição De O&M
Trabalho Escolar: Definição De O&M. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Cacaujoy123 • 30/4/2014 • 4.253 Palavras (18 Páginas) • 709 Visualizações
DEFINIÇÃO DE SISTEMAS ADMINISTRATIVOS (O&M – Organização e Métodos)
Sistemas Administrativos ou O&M (Organização e Métodos) é uma função especializada da administração, que visa:
Assessorar a administração estratégica, por meio de reuniões, seminários, painéis, relatórios gerenciais, contando com a efetiva participação das gerências setoriais envolvidas para:
a) definir políticas, estratégias e diretrizes da organização, envolvendo aspectos como filosofia e estilo de administração, lucratividade, tamanho da organização, linha de produtos, mercados atendidos e outros temas correlatos;
b) viabilizar a modelagem organizacional em virtude das estratégias estabelecidas, além das importantes decisões relacionadas à: centralização x centralização; burocracia x adhocracia; departamentalização e temais afins;
c) Manter o feedback:
Externo: para avaliar o impacto da organização de forças tecnológicas, políticas, econômicas ou valores sociais; e interno: avaliar as atividades dos administradores em todos os níveis e a eficiência das operações.
Desenvolver projetos de intervenções organizacionais, por intermédio da análise administrativa, visando identificar problemas, suas causas (com a participação direta dos envolvidos), com a finalidade de estudar e propor a implementação de mudanças indispensáveis à efetividade organizacional, podendo atingir os seguintes itens:
a) análise e racionalização dos processos administrativos, sistemas e fluxos de trabalho;
b) buscar a padronização dos métodos, procedimentos e layout do impressos;
c) estudo de tempos e movimentos;
d) desenvolvimento de projetos de layout (Organização do Ambiente Físico);
e) análise, delineamento e racionalização de formulários;
f) elaboração de instrumentos internos de comunicações administrativas, como:
Regulamentos, diretrizes, regimentos internos, normas, instruções, rotinas e temas afins;
g) trabalhar em equipe com a área de sistemas, compondo ou não grupos-tarefas;
i) implantação de novas tecnologias, como APO, Benchmarking, etc.;
j) criar meios para que as informações sejam transmitidas com rapidez e qualidade;
k) treinamento dos colaboradores;
Organização para informatização
Informatizar a empresa, espalhando computadores e impressoras pelas unidades departamentais, ligando-os em rede e instalando sistemas aplicativos, podem colocar as empresas num patamar tecnológico moderno, porém, não resolver o problema e nem a torna competitiva.
A Tecnologia da Informação e seus recursos, nem sempre resolvem os problemas nas empresas e muito menos organizam as mesmas. Tecnologia por tecnologia, sem planejamento, sem gestão e ação efetiva, não contribui com a empresa.
ORGANIZAÇÃO E MÉTODOS - (Sistemas Administrativos)
A organização dos procedimentos internos e externos da empresa é imprescindível, primeiramente as funções empresariais básicas, tais como:
• as atividades de produção, comercial, financeira, de materiais, de recursos humanos e respectivos aspectos legais e jurídicos. Depois dessa etapa concluída é que devemos iniciar a informatização da empresa.
Na atividade de organizar a empresa, deve ser considerada a importante função de:
Organização e Métodos (O&M) ou Organização, Sistemas e Métodos (OSM), ou Sistemas Administrativos independente das questões de cargo e profissão.
A atividade de Organização e Métodos começa na identificar o problema, produzindo as informações a fim de usá-las depois como referencial. Neste sentido a organização pode ser entendida como uma ciência, técnica e arte (CHINELATO, 1993).
Os sistemas organizados devem vir ao encontro da missão e dos objetivos empresarias.
Resumindo, pelo menos as atividades das funções empresarias (produção e/ou serviços, comercial, materiais, financeira, recursos humanos e jurídicos legal) e seus respectivos processos e procedimentos, devem estar organizadas nas empresas.
O&M É... PROFISSÃO REGULAMENTADA:
A lei federal é a balizadora das profissões regulamentadas, e é ela que define os limites de atuação dos profissionais no Brasil.
No caso da profissão de Administrador (a), assim estabelece a Lei n°. 4769/65 e regulamentada pelo Decreto Federal n°. 61.934/1967:
“Art. 3°”. - A atividade profissional do Administrador, como profissão liberal, ou não, compreende:
a) elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, arbitragens e laudos, em que se exija a aplicação de conhecimentos inerentes às técnicas de organização;
b) pesquisas, estudos, análises, interpretação, planejamento, implantação, coordenação e controle dos trabalhos nos campos de administração geral, como administração e seleção de pessoal, organização, sistema, análise, métodos e programas de trabalho, administração financeira... Bem como outros campos em que eles se desdobram ou com os quais sejam conexos.
Campos possíveis de atuação:
- Análise de Formulários
- Análise de Métodos, Processos e de Sistemas.
- Assessoria Administrativa
- Auditoria Administrativa
- Consultoria Administrativa
- Gerência Administrativa e de Projetos
- Implantação de Controle e de Projetos; Estruturas Empresariais; Métodos e Processos.
- Implantação de Sistemas
- Pareceres Administrativos; Perícias Administrativas e Planejamento Empresarial.
- Planos de Racionalização e Reorganização
Organização e Métodos ou Sistema Administrativo Enquanto Órgão
...