Desafio_da Teoria Da Contabilidade
Exames: Desafio_da Teoria Da Contabilidade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ladams • 24/5/2014 • 2.240 Palavras (9 Páginas) • 194 Visualizações
Centro de Educação a Distância
PRINCIPIO DA CONTINUIDADE
Curso - ADMINISTRAÇAO
Período Letivo - Semestre - 2º Sem
Disciplina – Teoria da contabilidade
Introdução
O Balanço Patrimonial de uma empresa, qualquer que seja ela, representa muito mais que seus bens, direitos e obrigações. É possível extrair dessa peça contábil informações que vão desde as normas e regras contábeis até as tendências de estilos administrativos dos seus executivos e sócios.
A cada dia tem se intensificado a busca pelo aperfeiçoamento das técnicas de análise de Balanço, de forma a conhecer com profundidade uma empresa sob avaliação, notadamente pelos riscos a que estão expostos os capitais nela investidos.
Ao desenvolvermos os objetivos propostos no trabalho, sendo ele as Demonstrações Contábeis, analisamos os Balanços Patrimoniais das seguintes empresas, Natura Cosméticos S.A., Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária, e Clube de Regatas Flamengo.
Neste contexto analisamos as DFC’s na sua estrutura com Lei 11.638/07, divergências e convergências, dados estatísticos, indicadores, desenvolvimento tecnológico, contexto socioeconômico, políticas diversas, capital, projetos de expansão e desempenho.
Em seguida, explanamos sobre o parecer dos auditores, Ativos Intangíveis, Passivo Oneroso, Passivo não Oneroso, Custos operacionais por meio da DRE, na sequencia do presente trabalho ainda identificamos a existência das Notas Explicativas, a observância dos Princípios da contabilidade, postulados e convenções.
Finalizamos, com nossa contribuição de auxiliar os usuários internos e externos de que as informações contidas expressam o real sentido a que o Balanço se destina, com as contas do Ativo, Passivo.
AVALIAÇÃO DAS DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS
De acordo com o Art.176, ao fim de cada exercício social, a diretoria fará elaborar, com base na escrituração mercantil da companhia, as seguintes demonstrações financeiras, que deverão exprimir com clareza a situação do patrimônio da companhia no período.
I – Balanço Patrimonial – BP
II – Demonstrações de Lucro ou Prejuízos Acumulados – DLPA
III – Demonstrações do Resultado do Exercício – DRE
IV – Demonstrações do Fluxo de Caixa – DFC
V – Demonstrações do Valor Adicionado – DVA
As demonstrações contábeis são um conjunto de informações que dever ser obrigatoriamente divulgadas, anualmente, segundo a lei 6404/76, pela administração de uma sociedade por ações, e representa a sua prestação de contas para os sócios e acionistas. A prestação anual de contas é composta pelo relatório da administração, as demonstrações contábeis e notas explicativas que acompanham o parecer dos Auditores Independentes (caso houver) e o parecer do Conselho Fiscal (caso existir).
Os demonstrativos apresentados estão em conformidades com as leis brasileiras, sabendo-se da sua estrutura de organização econômica, as normas e procedimentos contábeis tendem a desenvolver-se de acordo com as necessidades globais, uma vez que podemos afirmar que a contabilidade apresenta-se de forma heterogênea ao redor do mundo. A ideia de nacionalismo perde espaço para uma nova tendência de internacionalização, não só econômica, mas de todos os aspectos as relações comerciais extrapolam os limites territoriais e meras divisões políticas, e, passam a considerar o mundo uma grande unidade econômica, sendo assim, viu-se a necessidade de construir uma informação contábil voltada também para o internacional, ou seja, a necessidade de registro de forma que o mundo com seus investidores internacionais possam fazer sua comparabilidade.
Haja vista a necessidade de redução da assimetria da informação contábil bem como a busca do seu registro, a padronização torna-se indispensável para uma autoridade reguladora, que determina as normas e procedimentos adotados, bem como possibilitará a aderência dos países, por meio da convergência.
Em suma, o objetivo das alterações é tentar facilitar o processo de comunicação nas relações econômicas entre as empresas/investidores tornando menores as incertezas no processo de tomada de decisão.
A Demonstração do Fluxo de Caixa é o balanço financeiro e apresenta os requisitos necessários para elaboração, estruturação e evidenciação com o objetivo de identificar a origem dos ingressos financeiros, bem como apontar os gastos ou sacrifícios financeiros aos quais esses ingressos foram utilizados por meio de atividades operacionais, de investimentos e de financiamentos. Nas empresas estudadas, contatamos que utilizam métodos diretos, o poder informativo é amplo, e está dividido em:
Fluxo de operações, referem-se as atividades normais, compra e venda,
Fluxo financeiro, referem-se aos financiamentos, empréstimos, amortizações etc..
Fluxo de investimentos, referem-se a aquisições de permanentes, investimentos, imobilizados, intangíveis etc...
As empresas estudadas atendem às informações relevantes como dados estatísticos quando projetam para o mercado futuro, indicam suas produtividades: a empresa Natura com seus produtos, a empresa Embrapa com suas pesquisas tecnológicas e o Clube de Regatas Flamengo com seu investimento com seus jogadores.
No quesito desenvolvimento tecnológico, socioeconômico, políticas diversas, orçamento de capital e projetos de expansão e desempenho, destacam-se a empresa Natura e Embrapa, já que o Clube de Regatas Flamengo teve muitas ressalvas com relação ao seu Balanço Patrimonial.
A empresa Embrapa, incorporou sua contabilidade ao Sistema integrado de Administração Financeira do Governo federal – SIAFI – de forma total, sendo que sua escrituração está mantida em registro permanente não tendo pareceres de auditores. Não teve ressalvas, e está de acordo com as Normas e princípios Contábeis.
A
...