Desenvolvimento de plano de negócios
Seminário: Desenvolvimento de plano de negócios. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: cruzsouza • 20/10/2014 • Seminário • 339 Palavras (2 Páginas) • 520 Visualizações
WEB AULA 1
Unidade 2: Elaboração do Plano de Negócios
Você pode até estar pensando...
O Processo de Planejamento
QUER SABER MAIS SOBRE PRODUÇÃO SOB ENCOMENDA?Para iniciar o aprendizado, leia:
<http://www.administradores.com.br/mobile/artigos/marketing/empreendedorismo-e-planejamento-devem-caminhar-juntos/29143/>.
<http://www.scielo.br/pdf/rae/v31n3/v31n3a06.pdf>.
O processo de tomada de decisão geralmente acontece a partir da análise de informação, onde há necessidade de realizar um processo de coleta e seleção de dados, de modo que venham a contribuir para o processo decisório, que, por sua vez, é parte integrante do planejamento empresarial.
O planejamento pode ser executado considerando-se três diretrizes principais:
• Satisfação: uma das preocupações básicas do profissional que busca satisfazer está centrada no aspecto financeiro, sendo destacada grande ênfase ao orçamento e às suas projeções;
• Otimização: o profissional que considera esta diretriz possui a capacidade de formular os objetivos da empresa em termos quantitativos;
• Adaptação: é a busca constante de equilíbrio após uma mudança.
Por que planejar?
Devido ao alto índice de mortalidade das micro e pequenas empresas nos anos iniciais de sua abertura – em torno de 70% – segundo Dornelas (2008), tem sido o motivo de muitas análises e discussão em vários setores do meio acadêmico e empresarial.
Observa-se que, em muitos casos, este índice permanece ainda alto devido à falta de planejamento como principal fator para o insucesso dos negócios, seguindo-se de deficiências na gestão do negócio, de políticas de apoio ineficientes, conjuntura econômica e, por fim, fatores pessoais.
Como evitar que isto ocorra? Muitas entidades ligadas ao empreendedorismo colocam que a capacitação gerencial continua, a aplicação de conceitos de administração (gestão de negócios) para que adquiram experiência e a disciplina no planejamento das ações a ser implementadas na empresa.
Embora o empreendedor acabe ajustando seus negócios na base da tentativa e erro, o que pode aumentar significativamente o risco de mortalidade do negocio, ele tem em suas mãos uma ação que somente ele pode realizar para a busca/manutenção do sucesso da empresa que é PLANEJAR, PLANEJAR E PLANEJAR continuamente.
O gráfico abaixo mostra uma pesquisa realizada pelo Sebrae-SP, em 2005, que ilustra o grau de desconhecimento de empreendedores que abriram seus negócios entre 1999-2003 (SEBRAE-SP, 2005 apud AIDAR, 2007 p. 9).
...