Desenvolvimento econômico: históricos, indicadores e povos emergentes
Projeto de pesquisa: Desenvolvimento econômico: históricos, indicadores e povos emergentes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 16090888400 • 25/8/2014 • Projeto de pesquisa • 3.549 Palavras (15 Páginas) • 281 Visualizações
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
Bacharelado em Administração 5º período
Professora EAD: MA. RENATA M. G. DALPIAZ
Disciplina: DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Araguaína – TO.
Junho / 2014
Araguaína/ Tocantins
Junho / 2014
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO
Turma 5 A – Semestre 1º
Relatório apresentado como atividade avaliativa da Disciplina de Desenvolvimento Econômico do Curso de Administração do Centro de Educação a Distância da Universidade Anhanguera Uniderp, sob a orientação do professor - tutor Presencial: Márcia Mendes Pereira de Oliveira.
Sumário
Introdução...............................................................................................Pág 04
Desenvolvimento..................................................................................Pág 05/14
Considerações Finais................................................................................Pág 15
Bibliografia..............................................................................................Pág 16/17
Introdução
Esta ATPS da disciplina de Desenvolvimento Econômico tem a finalidade de nos dar uma visão sobre as práticas de desenvolvimento humano, reconhecendo suas dimensões, com o objetivo nos mostrar como devemos calcular através de seus indicadores e entender o que é preciso para um país ou uma região ser desenvolvido economicamente e socialmente. Também vamos entender um pouco mais sobre os BRIC, quem são, e o futuro deles na economia mundial.
Comparando o desenvolvimento econômico dos países do BRIC Agrupamento Brasil, Rússia, Índia e China evidenciando a influência do bloco na economia mundial facilitando a compreensão de cenários e textos econômicos, conhecimento este, de suma importância para enfrentarmos os desafios do mercado de trabalho.
O desenvolvimento econômico por sua intensidade abriga a economia das demais ciências sociais. Caracteriza-se pelo crescimento da produção em uma região, mas trata principalmente de aspectos qualitativos relacionados ao crescimento. Neste trabalho iremos examinar, os conceitos, os índices e dados, sobre o Produto Interno Bruto (PIB) por habitante, Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), desenvolvimento e crescimento econômico como fenômeno histórico, embora compreenda a insistência de muitos autores em distinguir desenvolvimento de crescimento, porque o primeiro seria normativamente bom ou porque envolveria mudanças estruturais.
Desenvolvimento
Desenvolvimento Econômico: histórico, indicadores e as nações emergentes.
O presente trabalho busca possibilitar o entendimento do conceito de desenvolvimento econômico, analisando os fatos históricos que engendraram a evolução do desenvolvimento econômico dos países. Há também a percepção da importância dos indicadores que levam à constatação nos níveis de desenvolvimento encontrados nos diferentes países. Os índices correspondentes aos países de economias emergentes, os quais a literatura tem nomeado de BRIC – (Brasil-Rússia-Índia-China) – como o histórico de medidas governamentais responsáveis pelos atuais níveis de desenvolvimento que são expressos por intermédio dos indicadores econômicos e de desenvolvimento humano.
O conceito histórico do Desenvolvimento Econômico, Revolução Capitalista e a eclosão da Revolução Industrial.
A ocorrência da Revolução Capitalista nos países e estados-nações no século XI promoveu o conceito histórico do desenvolvimento econômico, houve o aumento da produtividade e da renda por habitante. Quando iniciado, o desenvolvimento econômico passa a ser autossustentado ao passo que o sistema capitalista envolva incentivos para o aumento do estoque de capital e também de conhecimento técnico.
Para o desencadeamento da Revolução Capitalista a partir do século XI, há primeiramente, na Europa, uma revolução agrícola, viabilizando a exploração de terras férteis produzindo o excedente econômico que possibilitou a transferência dos trabalhadores para o comércio e indústria.
Este excedente foi investido na Europa, no Norte da África e no Oriente Médio, seguidamente, a nível mundial, deu-se origem à Revolução Comercial, como consequência surgiram às cidades-estados burguesas no Norte da Itália, da Alemanha e dos Países Baixos. Todavia, somente pela associação da aristocracia com a burguesia e a formação dos grandes estados absolutos, que aos poucos se transformaram em estados nacionais na Inglaterra e na França, é que foi possível aos respectivos países realizarem sua revolução nacional. A formação dos estados nacionais, o que representou também a formação de mercados seguros, foi condição para que houvesse a terceira divisão da Revolução Capitalista – a revolução industrial.
A qualificação do tipo de desenvolvimento econômico entre países e regiões é mensurada por diversos índices e indicadores, dentre eles o PIB per capita, Índice de Gini, a Curva de Lorenz e o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).
PIB per capita
O PIB per capita (por habitante) designa a renda per capita ou rendimento per capita, representando um indicador de desenvolvimento econômico de um país ou região.
O cálculo é efetuado anualmente, visto que a apuração consolidada do PIB é realizada ao final de cada ano e demonstra a renda média da população.
No caso do Brasil, segundo dados do IBGE no ano de 2010, o Estado do Distrito Federal apresentava-se na liderança da
...