Diagrama De Ishikawa
Trabalho Universitário: Diagrama De Ishikawa. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: adanasantana • 28/5/2014 • 987 Palavras (4 Páginas) • 930 Visualizações
Agarre seus problemas pela boca:
Diagrama de Ishikawa
Inicialmente o Diagrama de Ishikawa foi desenvolvido para aperfeiçoar o controle de qualidade industrial, porém, vem demonstrando ser muito útil para o gerenciamento de Riscos em Projetos.
O Diagrama de Ishikawa, é uma ferramenta gráfica utilizada pela Administração para o gerenciamento e o Controle da Qualidade em diversos processos, e também é conhecido como "Diagrama de Causa e Efeito", "Diagrama Espinha-de-peixe" ou "Diagrama 6M". O Diagrama foi originalmente proposto pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, no ano de 1943, e foi aperfeiçoado nos anos seguintes.
Inicialmente o Diagrama de Ishikawa foi desenvolvido para aperfeiçoar o controle de qualidade industrial, porém, vem demonstrando ser muito útil para o gerenciamento de Riscos em Projetos.
O diagrama de Ishikawa representa a relação existente entre determinado resultado de um processo (efeito) e os diversos fatores (causas) que podem contribuir para esse resultado. Sua relação com a imagem de uma espinha de peixe se dá devido à forma que assume depois de pronto e ao fato que podemos considerar suas espinhas as causas dos problemas levantados, que contribuirão para a descoberta de seu efeito.
Neste processo todas os principais problemas ou riscos serão agrupados por categorias e semelhanças previamente estabelecidos pela equipe responsável pelo projeto. Geralmente são escolhidos os riscos que possuem maior influência sob o projeto, seja positiva ou negativamente.
Cada evento de risco analisado terá categorias que serão detalhadas por uma equipe especializada, informando como ocorre, onde ocorre, porque ocorre, frequência e nível das ocorrências. Com este método pode-se realizar um levantamento detalhado das causas-raiz de um risco potencial, fornecendo ao gerente de projetos uma riqueza de detalhes que lhes proporcionará informações suficientes para a tomada de decisão. Com isso pode-se minimizar a probabilidade e o impacto dos riscos que afetarão de forma negativa ou maximizar a probabilidade e o impacto dos riscos que afetarão o projeto positivamente.
Como elaboro um Diagrama de Ishikawa?
A elaboração de um Diagrama de Ishikawa é bastante simples e é utilizado para visualizar de forma ampla as causas principais e secundárias de um problema, e através de uma análise identificar soluções, gerando melhorias nos processos. A parte mais difícil está em começar; isso porque é recomendável reunir uma equipe, com profissionais de diferentes especialidades, mas que estejam de alguma forma envolvidos com o problema, para obter diferentes pontos de vistas a respeito do assunto, podendo verificar uma grande gama de possíveis causas.
Tendo a equipe reunida e o problema bem definido, pode-se iniciar a estruturação do Diagrama de Ishikawa, inicialmente, deve-se traçar uma reta horizontal e em uma de suas extremidades escrever o problema (efeito) em que se baseia o estudo.
Feito isso, cria-se linhas diagonais interceptando a linha anterior
...