DIAGRAMA DE ISHIKAWA (CAUSAS E EFEITOS)
Artigo: DIAGRAMA DE ISHIKAWA (CAUSAS E EFEITOS). Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DriluRodrigues • 31/8/2014 • 749 Palavras (3 Páginas) • 2.118 Visualizações
Desenvolvido em 1943 pelo engenheiro químico Kaoru Ishikawa, o Diagrama de Ishikawa, conhecido também como Diagrama de causa e efeito, é uma ferramenta gráfica utilizada para a análise de dispersões no processo.
O objetivo desta ferramenta é fazer com que as pessoas pensem sobre causas e razões possíveis que fazem com que um problema ocorra.
Este sistema permite estruturar hierarquicamente as causas potenciais de determinado problema ou o oportunidade de melhoria, bem como seus efeitos sobre a qualidade dos produtos. Permite também estruturar qualquer sistema que necessite de resposta com uma melhor visualização.
A composição do Diagrama de Ishikawa leva em consideração as causas dos problemas. Quando os problemas são de natureza industrial, é comum designar as causas principais por Materiais, Máquinas, Métodos, Mão-de-obra e Meio Ambiente. Devido as seis causas principais iniciarem com a letra M, o diagrama também pode ser chamado de 6M’s.
Método – É método utilizado para executar o trabalho ou um procedimento.
Matéria-prima – A matéria prima utilizada no trabalho que pode ser a causa de problemas.
Mão de Obra – A pressa, imprudência ou mesmo a falta de qualificação da mão de obra podem ser a causa de muitos problemas.
Máquinas – Muito problemas são derivados falhas de máquinas. Isto pode ser causado por falta de manutenção regular ou mesmo se for operacionalizada de forma inadequada.
Medida – Qualquer decisão tomada anteriormente pode alterar o processo e ser a causa do problema.
Meio Ambiente – O ambiente pode favorecer a ocorrências de problemas, está relacionada neste contexto a poluição, poeira, calor, falta de espaço, etc.
Vale ressaltar que nem todos os M’s necessariamente devem ser utilizados, pois em alguns casos, alguns M’s podem não ser aplicáveis. A ideia de tentar “encaixar” todos os M’s seria permitir à equipe pensar em todas as possibilidades e visualizar outros fatores que podem impactar no problema. Isto evita com que o time fique focado somente em uma causa principal.
Para elaborar o Diagrama de Ishikawa deve seguir os seguintes passos:
Determinar qual problema será analisado, de forma objetiva, e o objetivo que se espera alcançar;
Criar a espinha de peixe e marcar o problema que será analisado. Desenhar o diagrama levando em conta as causas que devem estar de acordo com os 6 M’s (máquina, método, mão de obra, matéria prima, meio ambiente, medição);
Reunir um grupo de pessoas para realizar um braimstorming (tempestade de ideias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema. O interessante é envolver pessoas de outras áreas, com diferentes perspectivas que agregam valor;
Criar a espinha de peixe e marcar o problema que será analisado. (desenhar uma longa seta horizontal apontando para caixa com a descrição do problema)
Desenhar o diagrama levando em conta as causas que devem estar de acordo com os 6 M’s (máquina, método, mão de obra, matéria prima, meio ambiente, medição);
Reunir um grupo de pessoas para realizar um braimstorming (tempestade de ideias) de forma a levantar as causas raízes que originam um problema. O interessante é envolver pessoas de outras áreas, com diferentes perspectivas que agregam valor;
Ordenar todas as informações de forma sucinta, apontando as principais causas;
...