TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Distribuição de custos indiretos

Tese: Distribuição de custos indiretos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/11/2013  •  Tese  •  2.175 Palavras (9 Páginas)  •  538 Visualizações

Página 1 de 9

APROPRIAÇÃO DE CUSTOS DO DEPARTAMENTO DE APOIO, CUSTOS COMUNS E RECEITAS.

Alocação dos Custos Indiretos

O custo indireto de fabricação precisa ser alocado aos produtos ou serviços juntamente com os materiais e mão-de-obra diretos, uma vez que ele também é um custo de produção. A apropriação do custo de fabricação indireto às unidades, contudo, pode ser uma tarefa difícil, por três razões:

• O custo indireto não tem uma relação de causa e efeito nítida com o objeto de custo. Isto significa que ou é impossível ou é difícil apropriá-lo a um produto ou serviço.

•Os custos indiretos são compostos por muitos itens, que vão da graxa utilizada nas máquinas até o salário anual do gerente de produção.

• Embora a produção possa variar por causa de fatores sazonais ou de outra natureza, os custos indiretos de fabricação tendem a permanecer relativamente estáveis, devido à presença de custos fixos.

Devido a esses problemas, o único meio de apropriar custos indiretos aos produtos é usar um processo de alocação. Essa alocação de custos indiretos é conseguida por meio da escolha de um critério de alocação comum a todos os produtos e serviços da empresa. O critério de alocação (ou rateio) é uma quantidade – como, por exemplo, horas de mão-de-obra direta (HMOD) ou horas-máquina (HM) – utilizada para apropriar os custos indiretos aos produtos e serviços.

Terminologia da Alocação de Custos

- Objeto de custo: qualquer coisa para a qual se deseja mensurar isoladamente o custo.

- Custos diretos de um objeto de custo: custos relacionados com um determinado objeto de custo e que a ele podem ser identificados de maneira economicamente viável.

- Custos indiretos de um objeto de custo: custos relacionados com um determinado objeto de custo, mas que com ele não podem ser diretamente identificados de maneira economicamente viável.

Objetivos da Alocação de Custos

Os custos indiretos muitas vezes representam considerável percentagem dos custos atribuídos aos objetos de custo como produtos, canais de distribuição e clientes. Os objetivos da alocação de custos aos objetos são os seguintes:

1. Fornecer informação para decisões econômicas;

2. Motivar administradores e empregados;

3. Justificar custos ou calcular reembolsos;

4. Mensurar o lucro e os ativos para os relatórios destinados ao público externo.

Critérios para Orientação das Decisões de Alocação de Custos

Os quatros critérios de alocação dos custos indiretos, fixos e variáveis, são: causa e efeito, benefícios ou vantagens recebidas, imparcialidade ou equidade e capacidade de absorver ou suportar.

- Causa e efeito: a alocação de custos baseada neste critério é provavelmente a de maior credibilidade. Usando este critério, os administradores identificam a variável, ou as variáveis que provocam o consumo de recursos, ou seja, a relação de causa e efeito baseia-se no princípio de que quanto maior o uso, maiores os custos totais.

- Benefícios ou vantagens recebidas: Neste critério, os custos do objeto de custo são distribuídos entre os beneficiários na proporção das vantagens recebidas por cada um deles. Exemplo: Campanha publicitária institucional – os custos podem ser alocados etc.

- Imparcialidade ou equidade: Este critério é frequentemente citado nos contratos governamentais, quando a alocação dos custos é a base para o estabelecimento de um preço satisfatório tanto para o governo quanto para o seu fornecedor.

- Capacidade de absorver ou suportar: Este critério defende a alocação de custos na proporção da capacidade do objeto de custo de suportá-los.

Exemplo: Salários dos executivos com base no lucro de cada divisão, a premissa é que as divisões mais rentáveis tem maior capacidade de absorver os custos da matriz.

Centros de Custos e Alocação de Custos

Centro de Responsabilidade: É uma unidade da organização sob a supervisão de um executivo responsável por suas atividades. O objetivo dos centros de responsabilidade é ajudar a implementar as estratégias da empresa. Através dos centros de responsabilidades é possível fazer análise da rentabilidade dos diversos segmentos do negócio e a avaliação de desempenho dos executivos.

- Centro de Custos: É um segmento cujo gerente tem controle sobre os custos, mas não sobre a receita ou os recursos para investimento. É uma unidade acumuladora de custos.

- Centro de Lucro: É qualquer segmento do negócio cujo gerente tem controle sobre custo e receita.

- Centro de Investimentos: É qualquer segmento de uma organização cujo gerente tem controle sobre custo, receita e investimentos em ativos de produção.

Alocação de Custos de um Departamento a Outro

Método da Taxa Única: Reúne todos os custos em um centro de custo e os aloca aos objetos de custo, utilizando a mesma taxa unitária do único critério de alocação. Não há distinção entre os custos do centro, em termos de variabilidade de custo.

Método da Taxa Dupla: Consiste na classificação dos custos de um centro de custo em dois sub centros – fixo e outro variável. Cada sub centro tem taxa ou critério de alocação diferentes.

Departamentalização

As empresas dividem os seus departamentos em departamentos de produção e departamentos de apoio. Para uma determinada linha aérea, a atividade de produção envolve transportar passageiros aos seus destinos. No entanto, para isso acontecer de forma segura e eficiente, um departamento de apoio – manutenção – é necessário. Esses trabalhadores de manutenção estão verificando e fazendo manutenção em um motor, preparando a aeronave para voar novamente. As suas atividades precisam ser custeadas e alocadas para a parte de produção da empresa – os vôos individuais, ou eixos comerciais. A complexidade de muitas empresas leva o contador a alocar custos de departamentos de apoio para uma variedade de objetivos de custos, como divisões, departamentos e linhas individuais de produtos. A alocação é simplesmente um meio de se dividir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com