Diversidade Cultural nas Empresas
Por: ANCOSANTOS • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 576 Palavras (3 Páginas) • 465 Visualizações
1.0 Introdução
Atualmente na era da Globalização, crescimento tecnológico as empresas buscam de toda forma uma vantagem competitiva, o Capital Humano tem sido uma dessas principais vantagens para alcançar os seus objetivos.
A diversidade cultural na logística representa um valor estratégico muito importante em tempos de demandas e desafios em um mundo globalizado, onde saber lidar com a diversidade é um grande diferencial competitivo. A logística está crescendo cada vez mais, atravessando fronteiras e se aperfeiçoando em todas as suas áreas.
2.0 Diversidade Cultural nas Empresas
Nos dias atuais as empresas estão mudando suas estratégias e ampliando sua visão, pois estão percebendo que para alcançar um diferencial competitivo em um mundo em constantes avanços tecnológicos, se faz necessário a participação das pessoas como parceiras das organizações. Como tais, elas são fornecedoras de conhecimentos, habilidades, capacidade criativa e inovadora, ou seja, está na maneira de utilizar o conhecimento das pessoas e coloca-lo eficazmente em ação na busca de soluções satisfatórias.
As empresas precisam buscar mais mulheres para área da logística, pois as mesmas estão se qualificando para o mercado de trabalho e tem habilidades de fazer várias coisas ao mesmo tempo, se atentam a detalhes e isso gera eficiência no resultado final, então esse investimento pode trazer mais riqueza de talentos para organização, a pesar de algumas empresas reconhecerem esse potencial, percebe-se ainda a existência de preconceito em relação a isso, já que algumas organizações tem seu quadro de homens e mulheres exercendo a mesma função e responsabilidade, porem são remuneradas diferentes. Por esse motivo as empresas que atuam com a gestão da diversidade cultural estão crescendo cada vez mais.
Para muitas empresas, a inovação e a criatividade estão rapidamente se tornando uma questão de sobrevivência econômica, pois são processos organizacionais contínuos, que prosseguem durante todas as fases da introdução e uso de ideias novas. Segundo O manual da diversidade do Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social (2002) “Ao estimular à diversidade e atuar contra a discriminação, a empresa está fortalecendo o respeito mútuo entre as pessoas, o reconhecimento de suas particularidades e o estímulo à sua criatividade e cooperação”. Segundo Barrett (1998) “o conhecimento tornou-se o trampolim para a criatividade e a inovação”. Dessa forma, faz-se necessário atentarmos para a diversidade de culturas, pois ela favorece a troca de conhecimento, experiência entre as diferentes pessoas, contribuindo para um elevado índice de inovação propiciado pela heterogeneidade de ideias e traz enriquecimento de cada individuo que constitui um grupo,. gerando posturas inclusivas e, consequentemente, mais flexíveis e criativas.
As empresas que usam a política da gestão da diversidade Cultural atraem melhores talentos no mercado de trabalho, se enriquece de inovações e um fator muito importante que
...