ECONOMIA - Ciência Econômica: Oferta, Demanda E A Teoria Do Equilíbrio
Ensaios: ECONOMIA - Ciência Econômica: Oferta, Demanda E A Teoria Do Equilíbrio. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: leticiamartins • 9/3/2014 • 511 Palavras (3 Páginas) • 957 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Este trabalho tem por finalidade abordar os principais conceitos de economia, compreendendo sua importância para a vida em sociedade.
Para tal compreensão serão apresentados os conceitos de oferta, demanda e a teoria do equilíbrio, bom como sua relevância para a sobrevivência e estudos do Direito.
Vejamos:
2 DEMANDA E OFERTA
Demanda ou procura é a quantidade de um bem ou serviço que os consumidores desejam adquirir por um preço definido em um dado mercado, durante um intervalo de tempo.
A demanda pode ser interpretada como procura, mas nem sempre como consumo, uma vez que é possível demandar (desejar) e não consumir (adquirir) um bem ou serviço. A quantidade de um bem que os compradores desejam e podem comprar é chamada de quantidade demandada.
A quantidade demandada depende de variáveis que influenciam a escolha do consumidor pela compra ou não de um bem ou serviço: o seu preço, o preço dos outros bens substitutos ou complementares, a renda do consumidor e o gosto ou preferência do indivíduo (satisfação).
Para estudar a influência dessas variáveis, considera-se separadamente a influência de cada uma nas decisões do consumidor - coeteris paribus - que é uma condição que analisa um mercado isoladamente, supondo que os demais mercados sejam constantes, não sendo afetado pelos demais.
Oferta é a relação entre o preço de um bem e a quantidade que os fornecedores colocam à venda. Assume-se que os produtores maximizam o lucro, o que significa que tentam produzir a quantidade que lhes irá dar o maior lucro possível. A oferta é tipicamente representada como uma relação diretamente proporcional entre preço e quantidade.
Quando há excesso de oferta, a tendência é ocorrer uma queda no preço do produto. É a lei da oferta e procura. Muito produto para pouco comprador ocasiona uma concorrência, por parte dos produtores, em busca dos consumidores.
3 TEORIA DO EQUILÍBRIO
Com isso, alguns produtores passarão a ofertar o produto a um preço menor, isso fará com que mais consumidores estejam dispostos a adquirir a mercadoria àquele preço, e esse processo continua até atingir um preço de equilíbrio. Quando o preço de um bem sobe, o poder de compra geral diminui e os consumidores mudam para bens mais baratos.
Este comportamento continua até que o preço e a quantidade atinjam um nível de equilíbrio Existirá equilíbrio estável em um mercado de concorrência perfeita quando o preço corrente de mercado tende a ser mantido, se as condições de demanda e oferta permanecerem inalteradas.
4 CONCLUSÃO
De acordo com os temas abordados, vimos a total importância dos fundamentos da economia e o quão são valiosos tais conhecimentos para os estudos acadêmicos do direito.
Entende-se, também, que o estudo - nem que seja básico - da economia deveria ser dirigido à todos os cidadãos, para um melhor conceito de consumo e gasto de sua renda. Devem ser conhecimentos práticos e ao alcance de
...