ENONOMIA
Monografias: ENONOMIA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: MEGADELGAO • 8/3/2015 • 220 Palavras (1 Páginas) • 176 Visualizações
O Fluxo Circular de Renda é a união dos fluxos reais e monetários de uma economia.
Fluxo Real da Economia.
Em resumo no mercado de bens e serviços as famílias demandam bens e serviços enquanto as empresas ofertam. No mercado de fatores de produção as famílias ofertam os serviços dos fatores de produção (que são de sua propriedade) enquanto as empresas os demandam.
Fluxo Monetário
Paralelamente ao fluxo real temos o fluxo monetário da economia.
Fluxo circular de renda
Em cada um dos mercados atuam conjuntamente a força da oferta e da demanda determinando o preço.
Esse fluxo é chamado de básico (famílias e empresas). No fluxo completo incorpora o setor público em que há a adição de impostos e no fluxo externo existe as relações e transações de mercadorias e serviços com o resto do mundo.
Bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção
Os bens de Capital são as máquinas, equipamentos e instalações, utilizados na fabricação de outros bens, mas que não se desgastam no processo produtivo.
Os bens de consumo são aqueles que destinam a necessidade humana, são os bens duráveis (geladeira, fogão, carros) e os não-duráveis (alimento, produto de limpeza).
Os bens intermediários são transformados na produção de outros bens e totalmente consumidos no processo produtivo (matérias-prima, componentes).
Fatores de produção são os recursos humanos (trabalho e capacidade empresarial), terra, capital e tecnologia.
Fonte: http://www.ebah.com.br/content/ABAAABkdcAA/nota-aula-fundamentos-economia
...