ESTUDO DE CASO
Artigo: ESTUDO DE CASO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mcal • 21/10/2014 • 1.078 Palavras (5 Páginas) • 307 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ......................................................................................................03
2 DESENVOLVIMENTO........................ ...................................................................04
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................07
REFERÊNCIAS .........................................................................................................08
1 INTRODUÇÃO
Apresenta-se produção textual sobre a Quintessência, farmácia especializada em manipulação de remédios homeopáticos, alopáticos e florais que está em processo de implantação da gestão de competência, visando um bom atendimento ao cliente e gerenciamento de serviços por serem primordiais para a garantia dos resultados empresariais e estratégicos da empresa.
A Quintessência busca a melhoria da qualidade de vida e bem estar de seus clientes e colaboradores por meio da ética, responsabilidade social e gestão de pessoas.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1 Na década de 80, com o ressurgimento das farmácias de manipulação após um período de 20 anos de estagnação, quatro jovens farmacêuticos, recém-formados pela UFRJ, resolveram se unir em torno de um ideal comum: montar uma farmácia homeopática, onde pudessem exercer a assistência farmacêutica desde a recepção da receita à manipulação dos medicamentos, fornecendo informações úteis sobre os cuidados com a terapia, buscando na parceria com o médico fechar um ciclo de atenção à saúde do cliente.
Missão: Promover a melhoria da qualidade de vida e do bem estar de sus clientes e colaboradores oferecendo produtos e serviços desenvolvidos com ética, responsabilidade social e dedicação, que permitam gerar lucratividade e garantir um crescimento sustentável.
Visão: Ser líder no mercado de manipulação de medicamentos na cidade do Rio de Janeiro pela excelência de seus produtos e serviços.
Valores:
. Atuação ética, relações baseadas em respeito e dignidade.
. Excelência na gestão.
. Direcionamento para o cliente.
. Exigência de rigor nos processos.
. Foco em resultados.
. Valorização das pessoas.
2.2 A empresa adotava o modelo tradicional em Recursos Humanos com ênfase em Administração de RH e não da Gestão de Pessoas. Um plano de Gestão de Pessoas foi elaborado, gerando resultados consistentes para empresa, sobretudo no que diz respeito à rotatividade de pessoal. A Gestão por Competência foi realizada por meio do mapeamento e da identificação dos processos e cargos-chave, visando à redução ou eliminação de eventuais gap’s ou hiatos de competências da organização.
2.3 As competências foram apresentadas nas seguintes dimensões: essenciais, funcionais e gerenciais.
Competências Essenciais
. foco no cliente
. conhecimento sobre o negócio
. senso de urgência
. equilíbrio emocional
Competências Funcionais
. saber ouvir
. pro-atividades em vendas
. análise de viabilidade técnica de marketing
. análise e montagem de cenários de marketing
. comunicação oral e escrita
. negociação
. conhecimento de legislação
. atendimento ao público
. abordagem a profissionais na visitação
Competências Gerenciais
. liderança
. relacionamento e trabalho em equipe
. conhecimento técnico e farmacêutico
. visão de futuro
. tomada de decisão
. análise de resultados, impactos e riscos
. análise e solução de problemas
. capacidade de interpretação orientada ao negócio
. gerenciamento de processos
2.4 Recrutamento é um conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Para o cargo de gerente da Quintessência devem ser selecionados candidatos de acordo a especificação do cargo, o que o cargo requer, análise e descrição do cargo para saber quais os requisitos que o cargo exige de seu ocupante, diante disso analisar as características do candidato e o que o candidato oferece.
2.5 Na atualidade as empresas precisam se preocupar com os possíveis danos ambientais decorrentes do impacto provocado pelos seus produtos. A grande ênfase que se dá à responsabilidade social é que não basta apenas apoiar o desenvolvimento da comunidade e preservar o meio ambiente. Isso não é suficiente para identificar uma empresa como responsável socialmente. Um a empresa cidadã pressupõe uma atuação eficaz em duas dimensões: a gestão da responsabilidade interna e a gestão da responsabilidade externa. Isso significa que é necessário investir no bem-estar
...