Economia
Trabalho Universitário: Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: RenataSilva22 • 16/10/2014 • 1.342 Palavras (6 Páginas) • 1.281 Visualizações
1. O pensador Adam Smith “pregava” a idéia de que: (Cap. 2 – PLT)
a) Existia um valor extra que o trabalhador criava, além do valor pago por sua força de trabalho.
b) A oferta criava sua própria procura. c) A demanda criava sua própria oferta.
d) Existia uma mão invisível que orientava todas as decisões da economia, sem necessidade de atuação do Estado.
2. Para Keynes o papel do Estado devia ser, principalmente: (Cap. 2 – PLT)
a) Intervir na economia, por meio de uma política de gastos públicos.
b) Controlar a emissão de moeda na economia.
c) Proteger a sociedade contra eventuais ataques de outros países, mas sem intervir nas leis de mercado.
d) Encorajar a agricultura para desenvolver a economia.
3. Leiam com atenção o parágrafo a seguir: Dentro do estudo da economia, os heterodoxos aceitam a intervenção do Estado, enquanto os ortodoxos acreditam no livre equilíbrio entre oferta e demanda.
Essa afirmação é: ( X ) Verdadeira. ( ) Falsa. Justifique: Os heterodoxos acreditam no gasto público de obras (investimentos) para promover o crescimento econômico. Exemplo: Keynes. Os ortodoxos acreditam na livre concorrência, ajuste natural do mercado para promover o crescimento econômico. Exemplo: Adam Smith e seguidores (Liberalismo econômico).
4. (CESPE – 2006 – Inst. Rio Branco – Diplomata) Ao se referir ao "sistema geral de colonização européia moderna", em grande parte responsável pelo "esquema de determinações no interior do qual se processou a organização da vida econômica e social do Brasil" no período colonial, o texto conduz ao exame do mercantilismo na Europa. Entre as opções abaixo, assinale a que, de forma sintética, descreve o mercantilismo europeu na Idade Moderna. (Cap. 2 – PLT)
a) Sistema econômico assentado no intervencionismo estatal, subordinado a uma doutrina bem definida e uniformemente praticada pelos Estados nacionais e cujo objetivo primordial era promover o enriquecimento da nascente classe mercantil.
b) Conjunto de práticas econômicas voltadas para o fortalecimento do Estado e o enriquecimento da burguesia, conduzidas para a obtenção da balança de comércio favorável e fortemente assentadas na exploração colonial e no monopólio.
c) Regime político com inegáveis ramificações na economia, caracterizado pela centralização do poder em mãos do monarca e pela defesa intransigente do exclusivo de comércio.
d) Sistema econômico derivado do feudalismo, com o qual mantinha vínculos poderosos, a começar pela importância conferida à agricultura, entendida como atividade essencial ao propósito de se assegurar o entesouramento do Estado.
e) Conjunto de práticas econômicas, variáveis no tempo e no espaço, geralmente caracterizadas pelo livre-cambismo, mas coordenadas pelo Estado, que se mostrava legítimo representante da nobreza fundiária.
5. (QUESTÃO 13 – ENADE 2009 – CIÊNCIAS ECONÔMICAS)
A escola de pensamento clássica teve contribuições de economistas notáveis como Adam Smith, Thomas Malthus, Jean-Baptiste Say, David Ricardo e John Stuart Mill, entre outros. A esse respeito, considere as afirmativas:
I. Para Adam Smith, os agentes econômicos, em busca de seus próprios interesses, acabam promovendo o bem-estar de toda a comunidade, como se uma mão invisível orientasse todas as decisões da economia.
II. David Ricardo afirma que a distribuição do rendimento da terra é determinada pela produtividade das terras mais ricas.
III. De acordo com a lei de Say, a procura cria sua própria oferta
IV. Para Malthus, a população cresce segundo progressão geométrica enquanto os meios de subsistência crescem segundo progressão aritmética.
Estão CORRETAS somente as afirmativas:
a) I e II. b) II e III. c) I e IV. d) II e IV. e) III e IV.
6. (QUESTÃO 32 – ENADE 2006 – CIÊNCIAS ECONÔMICAS)
A ciência econômica nasce com os fisiocratas e Adam Smith, através da concepção de sistema econômico. Com base na proposição de como funciona o sistema, seria possível avaliar o efeito das políticas econômicas, como aquelas defendidas pelos mercantilistas. Como seria julgada a política econômica mercantilista, pelos fisiocratas e por Smith?
a) Adequada, por possibilitar moldar os condicionantes do sucesso econômico de uma nação.
b) Adequada, por respeitar as leis naturais do funcionamento da economia.
c) Inadequada, por aumentar o excedente econômico e causar problemas de demanda efetiva.
d) Inadequada, por interferir na ordem do mercado e, assim, na reprodução e no crescimento das nações.
e) Inócua, não afetando o desenvolvimento das nações.
7. (Prova: FCC - 2008 - METRÔ-SP - Analista Trainee - Economia)
A oferta cria sua própria procura". Essa afirmação caracteriza o pensamento econômico de:
a) Jean-Baptiste Say. b) Karl Marx. c) John Maynard Keynes.
d) Alfred Marshall. e) Thomas Malthus.
8. (Prova: CESPE - 2011 -
...