Economia De Pesquisa De Mercado
Trabalho Universitário: Economia De Pesquisa De Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: CarloBecker • 30/10/2013 • 1.641 Palavras (7 Páginas) • 401 Visualizações
Universidade Anhanguera- Uniderp
ECONOMIA
Carlo Ivan Becker RA: 445205
Jabson Fernandes da Silva RA: 413956
Paula dos Santos RA: 430476
Robson Lino dos Santos RA:405844
Taquara, 26 de setembro de 2013
Projeto de Pesquisa apresentado ao Curso de Ciência Contábeis da Universidade Anhanguera-Uniderp.
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 12
4 REFERÊNCIAS.......................................................................................................13
Introdução
O presente trabalho abordará o estudo e análise do setor hoteleiro da Região das Hortênsias, que teve um grande crescimento nos últimos tempos devido ao turismo na região.
Etapa 1 – Passo 4
Através de alguns debates entre o grupo, o tema (serviço) escolhido para a pesquisa foi de hotéis e pousadas a região da serra gaúcha, mais especificamente nas cidades de Gramado e Canela
Identificamos nesta região um enorme crescimento na última década se tratando da economia local, eventos, forte publicidade e oportunidades em todas as áreas de trabalho como turismo, gastronomia, comércio e hotelaria.
As cidades promovem e recebem eventos conhecidos em todo Brasil como por exemplo:
Estes tipos de eventos acabam atraindo muitos turistas de todas as partes do país e em todas épocas do ano. Além destes eventos, a região atrai turistas por causa do forte frio, das possibilidades de neve, da beleza das cidades e dos pontos turísticos. Portanto, as cidades estão sempre cheias e isto acaba impactando fortemente na economia local, abrindo oportunidades em todas as áreas, trazendo novos negócios, gerando empregos aos habitantes entre outros fatores positivos.
Através de todos fatores citados, os hotéis e pousadas da região apresentam grande crescimento, com reservas feitas com muita antecedência, com novas empresas surgindo e expandindo neste ramo e lotação máxima em maior parte do ano.
Os motivos deste crescimento se deve muito a publicidade e propaganda feita na cidade de Gramado principalmente, pois a mídia sempre está anunciando atrações e chamando os turistas a aproveitarem suas férias e folgas na cidade.
Etapa 2 – Passo 3
Claro que este ramo da hotelaria na região traz muito lucro aos empresários, porém o custo de investimento é altíssimo. Por conta deste grande crescimento econômico das cidades nos últimos tempos, as áreas de terra e impostos acabaram aumentando consideravelmente.
Não é a toa que Gramado e Canela possuem os imóveis mais caros do Rio Grande do Sul e não é a toa que existem hoje 180 corretores de imóveis registrados e 56 imobiliárias. E a procura e o preço dos imóveis é cada vez maior.
O investimento para comprar ou fazer um hotel ou uma pousada pode variar muito, depende da localidade, do tipo de cliente que deseja atingir. O investimento pode variar entre 300 mil reais e 11 milhões de reais ( como já tem hotéis a venda por este preço ).
Além do alto investimento, há também um alto custo para a manutenção do negócio, com funcionários, impostos, alimentação, luz, telefone, internet, móveis, eletrônicos entre tantos outros.
Portanto, o preço cobrado nas diárias também pode variar bastante, depende deste investimento realizado pelos empresários, do custo para manter a empresa e do tipo de cliente.
O grupo realizou algumas pesquisas de tarifário em algumas empresas:
Etapa 3 – Passo 4
Gramado e Canela
Gramado é um município do estado do Rio Grande do Sul. Localiza-se na Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias. Sua população estimada em 2009 é de 33.706 mil habitantes. Sua demografia é etnicamente variada, com forte influência alemã e italiana, o que se reflete na culinária e arquitetura urbana e rural.
Gramado foi colonizado principalmente por imigrantes alemães e italianos, mas em menor número, também foi colonizado por portugueses, sírios e libaneses.
Com uma economia voltada ao turismo ( 90% de sua receita é proveniente da atividade turística), a cidade recebe anualmente, cerca de 2,5 milhões de turistas. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Turismo, os turistas de fora do país gastam, em média, 79 dólares por dia. O turista doméstico gasta em média 46 dólares por dia.
Atualmente, existem mais de 100 indústrias no setor de móveis, 19 fábricas de chocolates, dezena de malharias e outra centena de empresas que trabalham na construção civil, que é um dos setores mais rentáveis do município.
A agroindústria também tem grande destaque da economia local, uma vez que emprega famílias inteiras. São cerca de 70 empresas artesanais ou semiartesanais que produzem mel, geléia, vinho, queijo, graspa, pão caseiro e cuca.
A cidade conta com diversas lojas de artes, artesanato, calçados e bolsas, casa e decoração, chocolate caseiro e peles, floriculturas, malharias, móveis, música e vestuário. Destacam-se
...