Economia - Gestão Integrada
Artigo: Economia - Gestão Integrada. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alves1989 • 28/10/2013 • 990 Palavras (4 Páginas) • 356 Visualizações
Economia – gestão integrada
1) Saldo negativo da balança comercial
A balança comercial resulta da agregação da balança de bens e da balança de serviços, as duas componentes da balança corrente. A balança comercial registra, portanto, as importações e as exportações de bens e serviços entre os países.
Quando as exportações são maiores que as importações registra um superávit na balança, e quando as importações são maiores que as exportações registra um déficit. Normalmente, uma balança comercial deficitária implica uma balança corrente também ela deficitária, pois balança comercial é comumente a componente com maior peso na balança corrente. Contudo, o défite comercial pode ser compensado com os superávits das restantes balanças correntes.
2) Evolução do Câmbio
O cambio tem grandes importância na transação de produtos a onde pode afetar exportação, importação e preço de produtos.
3) Índice de Inflação
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial do país, por ser usado como base para as metas do governo,o IPCA aponta mensalmente a variação do custo de vida média das famílias com renda mensal entre um e 40 salários mínimos, residentes nas 11 principais regiões metropolitanas do pais.
4) Política Atual de juros (selic)
A taxa SELIC é um índice pelo qual as taxas de juros cobradas pelo mercado se balizam no Brasil. É a taxa básica utilizada como referência pela política monetária. A taxa overnight do Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (SELIC), expressa na forma anual, é a taxa média ponderada pelo volume das operações de financiamento por um dia, lastreadas em títulos públicos federais e realizadas no SELIC, na forma de operações compromissadas. A meta para a taxa SELIC é estabelecida pelo Comitê de Política Monetária (Copom).
5) Evolução da economia chinesa
Nos últimos 30 anos, a economia chinesa passou de um sistema de planejamento centralizado e, em grande parte, fechado ao comércio internacional, para uma economia mais orientada ao mercado, com um setor privado em acelerado crescimento. A China denomina esse sistema de "economia de mercado socialista".
Hoje, a China é um importante parceiro comercial para muitas nações. Tornou-se membro da OMC (Organização Mundial do Comércio) em 2001. Seu PIB fica atrás apenas dos EUA, considerando o poder de paridade de compra das moedas. Desde 1978, ano do início das reformas econômicas, o PIB chinês tornou-se dez vezes maior. O PIB per capita, entretanto, ainda é equivalente ao de um país em desenvolvimento e inferior ao do Brasil.
Até o final de 2007, cerca de 7 mil empresas chinesas fizeram investimentos diretos de 118 bilhões de dólares, em 173 países, hoje é o segundo pais mais rico do mundo.
6) Indice de confiança do consumidor :
O Índice de Confiança do Consumidor indica a sensação do consumidor em relação à sua situação econômica pessoal e do país no curto e médio prazo, o que impacta diretamente no seu comportamento atual de consumo. O índice também levanta outros dados de interesse como a intenção de compra de bens duráveis (carro e casa), a evolução dos preços e a capacidade de economizar vs. gastos. O ICC é mensurado mensalmente em diversos países da Europa e da America Latina, exceto no Brasil, onde a periodicidade é bimestral. Os indicadores têm como referência o valor 100. Assim, quanto mais acima deste valor estiver o indicador, mais positiva é a percepção da população.
7) Nivel de Gastos Publicos
O gasto público elevado e crescente gera um ciclo vicioso . Para manter o equilíbrio das contas públicas, em um contexto de gastos não-financeiros crescentes, e atingir a meta de superávit primário, o governo aumenta
...