Economia capitalistas
Seminário: Economia capitalistas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: niick0909 • 21/8/2014 • Seminário • 755 Palavras (4 Páginas) • 458 Visualizações
Pontos fortes do capitalismo:As vantagens seriam a descentralização da economia, através da lei de oferta e procura a livre concorrência, abre espaço para busca do aperfeiçoamento dos métodos, tanto de produção quanto de consumo, gerando um mercado competitivo. E uma economia não assistencialista, e sim de geração de renda pela oferta de mercado.
incentiva a produção e a busca de melhores sistemas; gera riquezas com grande vigor e tem período de sustentação e estabilidade mais longo.
Pontos fracos do capitalismo:As desvantagens seriam exclusão de pessoas que tivessem dificuldade de oferecer algum serviço que gere renda. E com isso, aumento da marginalidade e da exclusão social, atualmente pra corrigir disparidade, o Agente social estado, formado por representantes da população, aplica impostos e investem na inclusão social e na infraestrutura.
é mais propícia a geração de desigual da econômica, ricos cada vez mais ricos e pobres cada vez mais pobres; individualismo social; egoísmo; ruptura comunitária e social.
Pontos fortes do socialismo:A economia está sob controle do governo pelo que não há altos e baixos. Sua constante e sustentável e mais justiça e ética podem ser postas em prática. O emprego é maior. Às vezes é mais fácil para o Estado de controlar as coisas.Igualdade - hipotética - entre trabalhadores. Situação econômica mais igualitária; maior justiça social. Forte senso comunitário e social.
Pontos fracos do socialismo:A possibilidade de negócios é muito mais pobre que nos reduz a trabalhar com empresas internacionais no mercado mundial. Não há concorrência e menos diversidade. Negócios domésticos não têm a motivação para progredir. Por vezes é difícil para o governo controlar tudo.Pouco incentivo pessoal ao desenvolvimento e produção; baixa geração de riquezas.
Como o sistema capitalismo afeta a microeconomia:Estuda as decisões em empresas e famílias sobre preços e produtos em ramos de atividade específicos.
Ela esta preocupada com como as unidades individuais tomam suas decisões e com os fatores que afetam essas decisões. Assim quando explicamos o aumento de preço do petróleo como consequência de aumento na demanda de energia, estamos fazendo uma colocação tipicamente microeconômica.
A microeconomia explica como é formado o preço dos produtos e os fatores de produção. Ela se divide em:
Teoria do consumidor: analisa as preferências do consumidor, seu comportamento e escolhas. Como corolário dessa teoria, surge a curva de demanda.
Teoria da firma: preocupa-se com a estrutura econômica das empresas, cujo objetivo é maximizar os lucros. Dessa teoria, cria-se a curva de oferta.
Teoria da produção: trabalha o processo de transformação de fatores adquiridos pela empresa em produtos finais para venda no mercado. Determina o volume ótimo de oferta.
Como o sistema capitalismo afeta a macroeconomia:
Os defensores do capitalismo normalmente
...