Empreendedorismo - Casos De Sucesso
Artigo: Empreendedorismo - Casos De Sucesso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabicabral • 23/2/2014 • 424 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
Empreendedorismo: Casos de Sucesso
1. Introdução
Empreender pode ser definido como o conjunto de processos que dão início à uma organização, porém não é simplesmente isso que define se o empreendedor será bem sucedido ou não. De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de cada 100 empresas abertas no Brasil, 48 fecham as portas em menos de 3 anos. Portanto empreender é um processo que ocorre constantemente para fazer com que a empresa seja competitiva e consiga sobreviver em meio aos concorrentes.
Não é qualquer tipo de pessoa que possui as características empreendedoras. Um bom empreendedor tem que ser versátil, inovador e acima de tudo não ter medo de se arriscar. São essas características que norteiam os empreendedores os quais serão usados como exemplos nesse trabalho.
Primeiramente falaremos sobre a Fotosensores, uma empresa que há 20 anos atua nacionalmente no setor de tráfego urbano, desenvolvendo produtos e sistemas que contribuam para a melhoria da mobilidade urbana. E posteriormente conheceremos a ALE, uma empresa distribuidora de combustíveis que surgiu a partir da união da mineira ALE Combustíveis com a SAT Distribuidora de Petróleo, do Rio Grande do Norte.
2. Caso: Fotosensores
De acordo com Francisco Baltazar Neto, Diretor da empresa Fotosensores Tecnologias, a organização nasceu de uma grande idéia que, ao encontrar ambiente adequado e inspirador, cresceu e se multiplicou.
Os primeiros passos foram dados em 1993, no Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará, o PADETEC/UFC. Lá, o embrião de uma empresa voltada para a tecnologia aplicada aos sistemas de monitoramento de trânsito se fortaleceu e ganhou muita energia para enfrentar um ambiente competitivo e desafiador.
No ano em que a idéia da empresa surgia o Brasil ainda estava com o Cruzeiro Real e a inflação chegava aos 33%. O país moderno e em pleno desenvolvimento como o conhecemos hoje parecia algo distante, mas foi nesse cenário que surgiu a Fotosensores. A empresa começou no Parque de Desenvolvimento Tecnológico da Universidade Federal do Ceará movida pelo espírito inovador e desde então possui grande êxito no mercado nacional.
Durante esses vinte anos o país cresceu e as vendas de veículos aumentaram, junto com o trânsito nos grandes centros, que fizeram altos investimentos para garantir a segurança e qualidade de vida de seus cidadãos. Dessa forma, a Fotosensores também se expandiu e hoje conta, além da sua sede no Ceará, com uma filial produtiva e um Laboratório de Pesquisa e desenvolvimento no Parque Tecnológico de São José dos Campos, cidade pólo de tecnologia brasileira. A empresa possui também escritórios operacionais e comerciais em São Luís/MA, São Paulo
...