Enad
Artigo: Enad. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jooycefer • 13/3/2015 • 383 Palavras (2 Páginas) • 487 Visualizações
Kant expôs suas idéias sobre a educação nas Aulas sobre Pedagogia. Nelas, defende que o homem é o único ser vivo que pode e deve ser educado. Acredita na diferenciação das práticas pedagógicas conforme a idade do educando. Tem a instrução como um processo de socialização e a formação cultural como um processo de moldagem.
Sobre essa proposição, é correto afirmar que o ideal pedagógico de Kant assemelha-se:
ao ideal pedagógico romano, somado às teses de Espinosa.
ao ideal pedagógico grego, enriquecido com as teses de Rosseau.
ao ideal pedagógico aristotélico, desenvolvido por Marx.
ao ideal pedagógico latino, enriquecido com os conhecimentos de Platão.
2. NO CONTEXTO DO RENASCIMENTO,
alguns pensadores teorizaram quanto ao método que deveria ser seguido para se ter a garantia de que o conhecimento era verdadeiro ou não. A respeito disso, analise as afirmativas a seguir.
I. Francis Bacon seguiu o caminho da experiência.
II. René Descartes defendeu a idéia de que a razão é o instrumento principal para obter-se a garantia do conhecimento da verdade.
III. Immanuel Kant preferiu seguir as idéias aristotélicas sobre o conhecimento da verdade.
De acordo com as afirmativas acima, assinale a alternativa correta.
As afirmativas I e II estão corretas.
A afirmativa III está correta.
A afirmativa I está correta.
As afirmativas II e III estão corretas.
3. AUGUSTO COMTE É CONSIDERADO O PRINCIPAL REPRESENTANTE DO POSITIVISMO.
Ele procurou explicar a evolução das sociedades pela chamada Lei dos Três Estados. Esses estados, colocados em ordem, são:
o teológico, o mítico e o subjetivo.
o teológico, o metafísico e o subjetivo.
o teológico, o metafísico e o positivo.
o mítico, o científico e o positivo.
4. NIETZSCHE FEZ DURAS CRÍTICAS AO PROJETO CURRICULAR DE SUA ÉPOCA.
Dizia que um ensino de História voltado pura e simplesmente para os fatos do passado não contribuía em coisa alguma para a formação da cidadania do povo. Sendo assim, pode-se dizer que Nietzsche:
considerava a História menos importante que a Filosofia, mas útil para a cidadania.
detestava o ensino que não vivifica e o saber que esmorece a atividade vital do ser humano.
valorizava a história de vida e as potencialidades do espírito humano.
desejava erradicar o ensino dos fatos do passado e apenas ensinar a viver.
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