Escola Quantitativa E Contingencial
Trabalho Universitário: Escola Quantitativa E Contingencial. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Morales96 • 28/10/2014 • 634 Palavras (3 Páginas) • 2.199 Visualizações
A Escola Quantitativa
Surgiu durante a segunda metade do século XX, em grande parte devido a 2º Guerra Mundial e todo o processo de desenvolvimento ocorrido durante esse período. Áreas como a teoria da informação, a análise de sistemas, ciências da computação, entre outras, se favoreceram devido ao grande investimento em equipes de cientistas para a elaboração de novos aparelhos. Futuramente, todo esse conhecimento seria implementado nas organizações e empresas.
Outro fator determinante para o surgimento dessa escola, foi a necessidade de expansão e organização dos administradores em geral, o que resultou na criação de associações, sociedades, e até mesmo revistas, para disseminar informações sobre essa nova ciência que viria a crescer cada vez mais: a Administração.
Utilizando estatísticas e modelos matemáticos para a análise de problemas organizacionais, essa escola se dividiu basicamente em três correntes: pesquisa operacional, gestão de operações, e gestão de sistemas de informação gerenciais.
A pesquisa operacional, consiste no auxílio na tomada de decisões, no projeto e planejamento de sistemas, através da análise de estatísticas. Com essa pesquisa, é possível encontrar a melhor escolha em qualquer área, seja com vendas ou com minimização de custos. Já a gestão de operações, busca a produtividade e qualidades dos produtos e serviços, fazendo o controle de processos de transformação de trabalho, capital e materiais, em produtos ou serviços. Por último, a gestão dos sistemas de informação gerenciais, são sistemas ou softwares que buscam coletar e armazenar dados, e organiza-los de forma acessível e prática, para que possam ser consultados futuramente. Assim, as informações mais relevantes ficam em destaque.
Com a utilização de métodos quantitativos, foi possível perceber uma facilitação para a tomada de decisões. Porém, as imprevisibilidades que uma empresa pode passar, faz com que administradores e o seu pensamento empírico ainda sejam fundamentais para o bem estar e sucesso da empresa.
A Escola Contingencial
Outra escola que surgiu durante o mesmo período, foi a escola contingencial. Fatores como a globalização, a excessiva especialização das disciplinas, onde muitas áreas estavam ficando isoladas, e a obra de Ludwig Von Bertalanffy, foram determinantes para o surgimento dessa escola. Todos esses fatores propunham a mesma coisa: O mundo e seus países, assim como as suas ciências, estão todos interligados, e devem ser estudados e analisados de uma forma sistêmica, não avulsa. Assim, surge a teoria dos sistemas.
Ao contrário da visão passada, onde se enxergava a organização como um sistema fechado e cada setor ou subsistema exercia uma função separada na empresa, com o surgimento dessa teoria, tudo mudou. Passou-se a enxergar a empresa como um todo, onde cada atividade de cada subsistema, afeta a empresta e os outros setores como um todo. Ou seja, o sistema passou a ser aberto, sendo percebida até mesmo a influência no ambiente externo, como no caso das matérias-primas e recursos humanos.
O trabalhador agora passa a ser enxergado como um homem funcional, interagindo com os outros e com o próprio sistema da empresa, o que afeta suas ações e comportamento. O conceito de
...