Estampa a Partir de Linhas
Por: mirna_4 • 15/6/2019 • Trabalho acadêmico • 345 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
Nome: Larissa Ghanem De Nadai Moda BDG1AM
Fiz esse desenho para expressar meu ponto de vista sobre o acontecimento do incêndio que queimou uma parte do nosso Brasil. Através da função emotiva da semiótica darei minha opinião e contarei meu sentimento ao ver a foto do museu.
Eram apenas vinte e um milhões de reais que o Instituto de Patrimônio Historio e Artístico Nacional pedia ao governo federal, para reformar a Quinta da Boa Vista e conservar o prédio e o acervo do Museu Nacional. No mesmo país onde roubaram bilhões de reais com a corrupção política e empresarial, essa tragédia que parte o coração de todos nós brasileiros. É um descaso! Tivemos tantos anos para cuidar de tudo isso e agora o choque de ver tudo indo por agua a baixo.
O nosso Brasil está de luto, e é por meio desse desenho que tento passar esse sentimento de vazio e destruição, que estamos vivenciando. O que o fogo destruiu não será jamais recuperado. O que o povo deixou de conhecer jamais será resgatado. É o retrato do que a nossa nação se transformou: um país destruído. Um país que não valoriza sua história; um país que não investe de verdade e sistematicamente em conservação, restauração dos nossos museus; não investe de verdade na educação e muito menos no enriquecimento cultural do Brasil.
Como nosso país permitiu que a nossa história chegasse a esse estado de abandono? Sem manutenção, sem dinheiro para conservar nosso acervo, o museu foi a primeira instituição de ensino e pesquisa do Brasil. A História do Brasil em chamas é devastador!
É difícil de aceitar. Era para ser um lugar onde os brasileiros conseguiriam redescobrir e aprender mais sobre a nossa história, a formação do nosso país e sobre a história do mundo. Ao ver a imagem do museu em chamas, meu sentimento, além de tristeza, passa pela indignação, pelo inconformismo e pela desesperança.
...