Estrategia Biju Shop
Projeto de pesquisa: Estrategia Biju Shop. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: algirope • 1/7/2014 • Projeto de pesquisa • 2.539 Palavras (11 Páginas) • 388 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
A Loja de Bijuterias se caracteriza pelo comércio de artefatos de ourivesaria e pedras semipreciosas, ou seja, mercadorias trabalhadas com metais e pedras de baixo valor econômico, transformadas em anéis, correntes, pingentes, brincos, broches, pulseiras etc. Os produtos podem ser banhados em latão, níquel, ouro, prata, com ou sem variação de envelhecimento. Amanda começou trabalhando na loja como vendedora, onde sua cunhada era a dona, começou a tomar gosto e gostava do que fazia, ficou como vendedora por 2 anos, na maioria das vezes até mais responsável por tudo do que a própria dona, até que quando sua cunhada resolveu vender a loja, Amanda decidiu então comprar a Biju Boutique, localizada no centro de Joinville. Então tudo o que aprendeu foi como sua cunhada gerenciava a loja e todas outras técnicas utilizadas, manteve já o que era usado, pois foi assim que aprendeu e achava que estava certo. Então começou vendendo mais que quando era vendedora e negociando com fornecedores, até que começou a viajar para trazer peças de foras com valor mais conta para oferecer valor a suas clientes. Então começou a oferecer a suas clientes em consignado, e também pegando cadastros de clientes para uma possível nova venda.
Porém conversando com a dona da loja hoje, Amanda não tem um público bem definido e por tudo que já passou nesses dois anos que assumiu a loja, hoje acaba deixando influenciar com o mercado, deixando as vendas caírem. Com a definição de público alvo, são peças únicas e de bom gosto, precisa ter conceito bem definido do que quer atingir.
Hoje a loja tem boa localização, que atinge público sofisticado e tem possibilidade de aumentar o faturamento, mudando seu foco de clientes e valores, pois trabalha com produtos de qualidades.
Com todos os pontos positivos que se precisa, bom espaço, localização, público, só tem a aumentar o faturamento, se usado técnicas corretas e bom gerenciamento.
Empresa:
Biju Boutique é uma micro –empresa de varejo, que vende artigos femininos, como jóias, acessórios e bolsas . A loja é voltada para público feminino de 18 a 50 anos, com classe e bom gosto voltado as tendências, mas que desejam ser únicas, pois seu ponto forte são peças exclusivas e muito bonitas, com qualidade, o que também agregam valor a loja, além de ser muito bonita e sofisticada, como já mencionado anteriormente tem boa localização, frequentadas pelo público correto a ser atingido. Tem bom espaço, o que facilita e dá para trabalhar a percepção dos clientes, aumentando assim as vendas. Instalada na rua Mario Lobo nº246 no Centro da Cidade Joinville. Com segmentos em acessórios femininos variados.
A loja é familiar gerenciada financeiramente pela mãe de Amanda, Joselir Alves.
Pobreza de recursos;
gestão centralizadora;
Situação extra organizacional
incontrolável;
Fraca maturidade organizacional;
Fraqueza das partes no mercado;
Estrutura simples e leve;
Ausência de planejamento;
Fraca especialização;
Estratégia intuitiva;
Sistema de informações simples.
Estratégia intuitiva;
sistema de informações simples.
Tomada de decisão intuitiva;
Horizonte temporal de curto prazo;
Inexistência de dados
quantitativos;
Alto grau de autonomia decisória;
Racionalidade econômica, política
e familiar.
Onipotência do
proprietário/dirigente;
identidade entre pessoa física e jurídica;
Dependência perante certos funcionários;
Influência pessoal do proprietário / dirigente;
Simbiose entre patrimônio social e pessoal;
Propriedade dos capitais;
Propensão a riscos calculados
Pontos Fortes:
Acima é possível observar as situações vividas a respeito do gerenciamento da loja.
A Biju Boutique tem como diferencial a excelência no atendimento, ondo a cliente sai satisfeita e feliz com sua nova aquisição, na grande maioria da vezes nem se preocupa com o valor gasto pois se sente completa.
Outro diferencial são as peças que além de ótima qualidade tem garantias para caso ocorra qualquer eventual problema.
As embalagens personalizadas e charmosa fazem sucesso com suas clientes as deixando ainda mais satisfeita
Conta também com um ambiente limpo e cheiroso e climatizado, fazendo com que as compradoras se sintam a vontade.
Pontos Fracos:
Como a loja não é bem dividida fica tumulto de mercadorias, mesmo as clientes se achando ainda assim não conseguem identificar todos os produtos expostos.
Gerenciamento de estoque, ocorre com facilidade a falta de produtos por falte de atenção do produtos com mais saídas, nessa caso as viagens são programada uma vez por mês e se faltar algo só será abastecido na próxima compra.
No caso do uso do sistema, acaba que por ser a única a estar na loja fica sobre carregada não consegue acompanhar o movimento.
Falta de divulgação, em redes sociais, (facebook, blogs, site) revistas, e-mail marketing.
Sem um padrão de organização, frequentemente muda os artigos de lugar sem estar coerente, com cor tamanho ou modelo.
4 P’s
Marketing Mix/ Biju
...