Estratégias, Swot E Sustentabilidade Na Cacau Show
Exames: Estratégias, Swot E Sustentabilidade Na Cacau Show. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelaeloy • 4/6/2014 • 1.206 Palavras (5 Páginas) • 3.896 Visualizações
CACAU SHOW
Plano Estratégico
É de suma importância que o empreendedor, ao planejar o que vai comercializar, leve em consideração aspectos de qualidade verificando os atributos que o consumidor deseja em um produto ou serviço. Além disso, ganha-se na exclusividade, na oferta de produtos com sabores diferenciados e na criação de embalagens criativas. Para entrar no mercado, o ideal é que se faça um planejamento prévio de onde irá se inserir.
A CACAU SHOW está crescendo mais de 35% ao ano nos últimos anos, enquanto o setor de chocolates cresce 12% ao ano (o dobro do mundial). Uma empresa que tem uma taxa de crescimento de 35% ao ano não possui apenas um diferencial, não somente um logotipo, e sim um conjunto de diferenciais competitivos que proporcionam a ela uma taxa de crescimento nesse volume.
A Cacau Show busca atender diversos públicos e suas estratégias estão focadas nos desejos e nas necessidades dos consumidores. Preocupada em proporcionar felicidade através de seus chocolates, está sempre atenta às mudanças do mercado para inovar e ir ao encontro às preferências de seu público, oferecendo as melhores lojas, o melhor atendimento e o melhor produto para consumir e presentear.
Com o intuito de oferecer novas experiências e sensações ao consumidor, a CACAU SHOW, rede de chocolates finos, criou uma estratégia de marketing sensorial, por meio dos cinco sentidos, que vai alcançar todas as lojas do país. As lojas da marca estimulam a visão, o tato, o paladar e o olfato, proporcionando uma experiência única para o cliente, desde a vitrine, passando pelo aroma e os sabores, até a escolha de produtos com distribuição nas prateleiras. E, para complementar esse tour sensorial, a partir de agora as franquias contam com a Rádio Cacau Show, que vai estimular a audição, a fim de formar um vínculo emocional com o cliente e transformar o momento da compra em uma atividade ainda mais envolvente.
O projeto, que tem como base o conceito de logossom – quando o som se torna referência de uma marca para o consumidor – que é pioneiro em lojas de chocolates no Brasil. A rádio, que foi desenvolvida em parceria com a RDS Multimídia, transforma o ambiente em um local agradável e envolvente. Com uma seleção de músicas que provoca lembranças e aguça a experiência de compra, a rádio terá transmissão via satélite e já estará completamente instalada no próximo mês.
Segundo o gerente de marketing da CACAU SHOW, Stefenson Soalheiro, a estratégia sensorial nas lojas visa estimular os cinco sentidos com essa que é a melhor ferramenta para envolver o consumidor, por meio da audição. A rádio, junto com outras estratégias da empresa, como o desenvolvimento de embalagens, fragrâncias de chocolate, ampliação do mix de produtos e mudanças no visual da loja, transformarão o ponto de venda em um local de vivência única.
Além dessa estratégia e com base nesse crescimento contínuo apresentado pela empresa, a CACAU SHOW fez uma parceria com a sorveteria Sottorezo, para o lançamento de uma linha de sorvetes de chocolate com pedaços de frutas. A expectativa é que o lançamento aumente entre 8% e 10% as vendas mensais, procurando crescimento nas vendas, lucros, participações no mercado ou medidas diferenciadas com um mesmo objetivo.
Outro aspecto estratégico é que a empresa possui “rituais” de interação entre os funcionários, tornando-os colaboradores e fazendo com que se sintam bem no seu local de trabalho. Isso é uma forma de manter os trabalhadores na organização e evitar a rotatividade.
A Cacau Show, desde seu nascimento, tem uma estratégia que talvez seja seu maior diferencial: chocolates finos, de alta qualidade, a preços baixos. É um tipo de empresa que atende desde as classes C e D até as A e B. Possui linhas de chocolates bastante acessíveis aos consumidores de baixa renda e linhas mais caras para a classe mais alta, porém, a qualidade se mantém a mesma.
Análise SWOT da Cacau Show
Ambiente Interno
Forças: Alta aceitação do público aliado a sua marca forte no mercado; Qualidade de seus produtos; Pontos de distribuição espalhados pelas diversas regiões brasileiras, inclusive as mais distantes, frequentemente ignoradas pela concorrência; Excelente organização interna, foco e direção no que se pretende fazer; Embalagens diferenciadas; Produto de fácil aceitação no mercado; Preços.
Fraquezas: Trabalhando-se com franquias, o atendimento aos clientes pode não ser o mesmo em todas as lojas;
Ambiente Externo
Oportunidades: Atendimento direto ao consumidor, possibilitando a fidelização dos clientes; Localização; Constante investimento em lançamentos; Maior competitividade em preços;
Ameaças:
...