Estratégias transmídia para o filme "The Drifter"
Por: rollorenan • 27/2/2016 • Trabalho acadêmico • 1.093 Palavras (5 Páginas) • 335 Visualizações
Laboratório de Criação Transmídia
Nome: Renan Lima Rollo
Escola Superior de Propaganda e Marketing – ESPM/RJ
Pós-Graduação em Produção Audiovisual
Produto: The Drifter (O Errante)
Descrição
Longa-metragem que discorre sobre a vida do surfista profissional Rob Machado em uma viagem pela Indonésia na busca pela paz interior. Cansado de sua rotina diária como uma pessoa pública, Rob decide imergir em uma realidade totalmente diferente, passando seus dias isolado da civilização e surfando ondas sem crowd[1]. Dormindo e acordando em lugares desertos, a busca por respostas se torna uma grande aventura no meio de belas paisagens e ondas perfeitas. Com a parceria da marca Hurley e da Warner Bros Records, o filme foi lançado em 2009, dirigido pelo surfista e cineasta Taylor Steele, com roteiro do próprio Rob Machado e de Nathan Myers. Após o sucesso imediato, no ano seguinte foi lançado uma continuação apenas com sessões de surf de Rob. O público alvo do longa-metragem são os surfistas das mais variadas idades, mas também engloba públicos que se identificam com a temática de autoconhecimento e aventura. Tem como produto similar o filme “Into The Wild” (Na Natureza Selvagem, 2007).
Potencial de extensão e sinergia
O público do produto audiovisual escolhido utiliza diversas plataformas e mídias sociais e possui um potencial de interação relevante para a estratégia transmídia. A produção não é mais considerada só um filme de surf e transcendeu esse universo assim como antigas produções lendárias nesse mercado como o filme “Endless Summer”, do cineasta Bruce Brown, lançada em 1966. Com um público amplo, o filme pode dialogar em diferentes mídias impressas e digitais, assim como também pode ter produtos de vestuário inspirados na obra. Desde livros, jogos para celular, roupas entre outros, a produção também pode estimular a criação de novas estórias em diferentes mídias digitais.
Plataformas escolhidas para as cinco estratégias
As plataformas escolhidas para a estratégia transmídia serão as redes sociais Facebook, Instagram e YouTube, assim como a comercialização de produtos pelo site como vestuário e bonecos, pôsteres exclusivos, livros e álbuns de fotos. A produção dialoga diretamente com a existência humana e seus valores, possui belas imagens e boas performances de surfe, uma trilha sonora em equilíbrio com a obra e um lindo roteiro, recebeu vários prêmios e fez grande sucesso entre o público alvo. Devido a isso, é possível adotar várias estratégias em diferentes plataformas. No Facebook e no Instagram o público está sempre envolvido, e a partir deles podemos chegar no caminho para promover as outras mídias. O produto audiovisual já possui um logo e um conceito, o consumo e a interação do mesmo com o material produzido pode ser orgânico se pensado em uma lógica transmídia.
Descrição das estratégias e seus planos de ação:
1 - Uma das estratégias será a comercialização do livro sobre o filme. Como uma espécie de diário de bordo, a estória será contado como se o protagonista realmente estivesse escrevendo tudo o que acontecia na viagem. Recheados com alguns imagens de recibos, cartas e lembranças fotográficas da câmera do Rob, o livro buscará reproduzir a sensação da viagem de uma outra forma, em um nível mais pessoal. Todo lançamento e comercialização do livro será feito pelo site oficial com ajuda dos canais do filme nas redes sociais.
2 - Outra estratégia será a comercialização de produtos como vestuário, bonecos e pôsteres. Com logo e conceito já definidos, sem dúvida alguma a produção poderá se tornar uma marca e consegui transcender para outras mídias e produtos como camisas, bonés e bonecos. Com estampas das belas paisagens em que o filme foi gravado, ondas perfeitas e o estereótipo do protagonistas, todos esses produtos podem ser facilmente consumido entre o público. O modelo de prancha utilizado por Rob no filme também será comercializado, com nome “The Drifter Model”. Todos os produtos serão comercializados exclusivamente na seção “shop” no site oficial do filme.
3 - Em outra perspectiva, nas redes sociais a estratégia será estimular a interação entre o público. Do mesmo modo que a AMC lançou o MadmenYourself, poderia ser criado Drifteryourself. Com um estilo meio hippie misturado com surfwear, o avatar será algo bem interessante se em conjunto com o corte de cabelo do protagonista. Apesar de haver apenas um integrante, diferentemente do seriado Mad Men, existe diversas situações em que Rob se veste de outra forma, além de haver a possibilidade de complementar com o cenário. Os avatares serão gerados no site oficial do filme com a possibilidade de compartilhamento nas redes sociais de maneira inteligente. Com essa estratégia, o produto audiovisual ganhará uma propaganda gratuita e maior interação com seu público.
...