Estudo Da Viabilidade De Um Matadouro De Gado Em Crissiumal-RS
Monografias: Estudo Da Viabilidade De Um Matadouro De Gado Em Crissiumal-RS. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ThiagoDaCosta • 4/11/2013 • 2.990 Palavras (12 Páginas) • 997 Visualizações
Universidade Norte do Paraná
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
ADMINISTRAÇÃO BACHARELADO
VANDERLEI NASS SIMIONATO
DESENVOLVER UM NOVO PRODUTO NO MATADOURO SIMIONATO:
Lingüiça Frescal Light
Crissiumal
Novembro, 2012
VANDERLEI NASS SIMIONATO
DESENVOLVER UM NOVO PRODUTO NO MATADOURO SIMIONATO:
Lingüiça Frescal Light
Projeto para Trabalho de conclusão de curso, apresentado à UNOPAR – Universidade Norte do Paraná como requisito parcial para obtenção de título de Bacharel em Administração.
Tutor Orientador: Angela Bubolz
Professor Supervisor:
Crissiumal
Novembro, 2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO.................................................................................................... 04
2 JUSTIFICATIVA................................................................................................... 05
3 OBJETIVOS...........................................................................................................06
3.1 Objetivo Geral ................................................................................................. 06
3.2 Objetivos Específicos....................................................................................... 06
4 METODOLOGIA ................................................................................................. 07
5 REFERENCIAL TEÓRICO.................................................................................. 09
5.1 Legislação....................................................................................................... 09
5.2 Lingüiça Frescal............................................................................................. 11
5.3 Produtos Cárneos com teor reduzido de gordura e sódio ............................ 12
6 CRONOGRAMA................................................................................................. 14
7 REFERÊNCIAS ................................................................................................. 15
1 INTRODUÇÃO
As carnes são alimentos perecíveis e apresentam vida de prateleira variável em função das condições de armazenamento. Desde a antigüidade, o homem sempre buscou preservar suas características de qualidade para manter a provisão de alimentos, o desenvolvimento e a conservação da espécie, originando-se, assim, processos e tecnologias de transformação, inicialmente rudimentares e atualmente controláveis por padrões tecnológicos para manter a qualidade dos produtos.
A fabricação de embutidos propicia o aumento da vida de prateleira das carnes, bem como diversifica a oferta de derivados [VIEIRA, 1999]. Embutidos cárneos são definidos como “produtos elaborados com carnes ou outros tecidos animais comestíveis, curados ou não, defumados e dessecados ou não, tendo como envoltório natural tripas, bexigas ou outras membranas animais ou envoltório plástico apropriado” [LEITE, 1989]. As diferenças climáticas condicionam as principais características dos embutidos e se destacam entre os fatores que contribuem para sua diversificação.
Os produtos frescais tiveram sua origem nos países frios do norte europeu; produtos cozidos, defumados e semi-secos são originários da Alemanha; produtos secos foram desenvolvidos principalmente nos países de verão quente do sul da Europa [FLANDRIN; MONTANARI, 1996].
No Brasil, os embutidos crus, elaborados a partir de carne de suínos, bovinos ou aves, não apresentam padrões de identidade definidos, verificando-se uma grande variação na qualidade final, que envolvem aspectos referentes à apresentação, à composição centesimal e ao valor nutritivo [FERRÃO et al,1999 ].
Dados apresentados em 1998 indicam que aproximadamente mil estabelecimentos industriais brasileiros estão registrados no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) ou nas Secretarias Estaduais da Agricultura e são responsáveis por um volume de produção equivalente a 1 milhão e 200 mil toneladas de embutidos. Deste volume, a produção de lingüiça do tipo frescal ocupa o primeiro lugar [VIEIRA, 1999].
Segundo a legislação, lingüiça “é o produto cárneo industrializado obtido de carnes de animais de açougue, adicionado ou não de tecidos adiposos, ingredientes, embutido em envoltório natural ou artificial e submetido ao processo tecnológico adequado” (MAPA, 2000)
2 JUSTIFICATIVA
Os produtos cárneos processados possuem aproximadamente de 20 a 30% de gordura. Devido ao fato da gordura causar alguns problemas de saúde como arteriosclerose, câncer de cólon e obesidade, o consumidor consciente e saudável tem dado preferência aos produtos cárneos “low fat” ao “reduced fat”. Por este motivo, tecnólogos em carne têm focado o desenvolvimento de novas tecnologias com processamento com pouca gordura ou gordura reduzida, usando substitutos da gordura que fornecem os produtos “light” com características sensoriais bem próximas ao tradicional. (CANDOGAN e KOLSARICI, 2003)
Tendo em vista o grande consumo de derivados cárneos, a necessidade de redução de sódio e gordura na alimentação humana devido aos efeitos deletérios, a tendência de um mercado crescente de produtos de baixo valor calórico, a grande
...