Estudo De Caso
Dissertações: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Acaze • 7/10/2013 • 842 Palavras (4 Páginas) • 547 Visualizações
Atividades Práticas Supervisionadas
Estudo de caso: Padaria Q Pão
Podemos dizer que administração é utilizar os recursos das organizações para alcançar um objetivo, é um processo continuo de organizar e dirigir.
O objetivo da administração é a busca de melhores resultados através das pessoas.
A administração é fundamental na condução da sociedade moderna.
Ao longo da história para entender melhor a administração, nos deparamos com teorias que foram aprimoradas em decorrência as mudanças, pois a medida que o ambiente se torna instável a necessidade de opções diferentes para a solução de problemas.
Para isto a história da administração equacionou essas mudanças com o aparecimento de diversas teorias com ações adequadas e estratégicas para determinadas situações, podemos citar estas teorias como forma de fundamentar conceitos, idéias, teorias e valores.
Teoria Clássica: Enfâse nas tarefas e na estrutura organizacional, são as principais figuras: Taylor, fayol, Gilbreth, Grantt, Guink, Uniwich, Money Emerson. Incentivos materiais e salariais.
Teoria das relações humanas: Ênfase nas pessoas, principais figuras: Mayo, Follett, Rolth Isberger, Dubin, Cart Wright, French, Tallesnich, Tannenhaum,Lerwin. Incentivos sociais e simbólicos.
Teoria Neoclássica: Ênfase no ecletismo, tarefas, pessoas e estrtura, principais figuras: Drucker, Koont, jucius, Mewmann, Odiorne, Humble, Galinier, Scher, Dale, principais incentivos mistos, tanto materiais como sociais.
Teoria da burocracia: Ênfase na estrutura organizacional, principais figuras: Weber, Meston, Selznick, Goudner, Michels, incentivos materiais e salariais.
Teoria estruturalista: Ênfase na estrutura e no ambiente, principais figuras: Etzioni, Thompson, Blau, Scott, incentivos mistos tanto materiais como sociais.
Teoria comportamental: Ênfase nas pessoas e no ambiente, principais figuras: Simon, MC Grecor, Barnard, Agyris, Likert, Cyht, Beminir, Schein, March, Lawrence, Sayles, Lorsch, Becknard,, incentivos mistos.
Teoria dos sistemas: Ênfase no ambiente, principais figuras: Katz, Kahn, Johnson, Kast, Rosenzweig, Rice, Chuchman, Burm, Trist, Hocks, incentivos mistos.
Teoria da contingência: Principais figuras: Thompson Lawrence, Lorsch, perrov, incentivos mistos.
As teorias vieram em resposta ao surgimento da revolução industrial.
A necessidade de aumentar a eficiência e a competência das organizações, pois o crescimento acelerado das empresas foi necessário substituir a improvisação, que era usada para sanar determinado problema com mão de obra. Nos processos artesanais não havia controle dos recursos e na falta e algum material os artesões improvisava.
A produção em massa aumentou o numero de assalariados nas indústrias, o desperdício deve ser evitado, para acompanhar a concorrência nas empresas.
Surgiu a divisão do trabalho entre os que planejam e os que executam, iniciou a chamada escola da administração cientifica introduzida por Taylor, preocupado em aumentar a eficiência na indústria por meio de racionalização do trabalho operário.
Esta tendência poderá ser aplicada na administração da padaria Q pão, pois ao observarmos as falhas nos diversos setores que envolve a padaria, estão sem supervisão ineficientes e mal cuidados.
Funcionários que faltam sem avisar, equipamentos inoperantes, fazendo que o Sr. Brend trabalhe com improviso, como era aplicado no começo antecedendo o aparecimento das teorias.
Para reorganizar os setores, o Sr Brend deverá fazer um planejamento estratégico, estabelecendo metas, começando pelos funcionários, pois se os funcionários não estiverem satisfeitos no
...