Estudo De Caso
Monografias: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: KAMILAKASTRO86 • 31/1/2015 • 5.214 Palavras (21 Páginas) • 291 Visualizações
A funcionalidade do setor de PCP em uma empresa de vestuário – estudo de caso na empresa Mauy
Camila Maria Cavalcante de Castro – kamilakastro86@gmail.com
MBA Gestão da Qualidade e Engenharia de Produção
Instituto de Pós-Graduação - IPOG
Fortaleza, CE, 12 de agosto de 2014
Resumo
O presente artigo foi elaborado na MAUY - Ramos e Cunha LTDA na cidade de Fortaleza, no estado do Ceará, tendo como foco avaliar corretamente as atribuições, a funcionalidade e as responsabiliades cabiveis ao setor de PCP. Os resultados e interesses atualmente apresentados pelo PCP na empresa de vestuário é estratégico ou meramente operacional? A hipótese é que atualmente muitas empresas se preocupam com os resultados, e não realizam análises de causas raiz para entender o porquê dos resultados não serem atendidos dentro do do prazo programado, e quais os métodos e processos que não estão sendo realizados e que impactam diretamente no processo produtivo, gerando ineficiência. O objetivo é tornar claro os processos necessários na transfomação de uma empresa utilizando as ferramentas e as atividades adequadas dentro do processo produtivo de vestuário, proporcionando a melhoria dos resultados com base na capacitação da mão de obra e na minimização dos riscos utilizando corretamente o Planejamento e Controle da Produção. A metodologia utilizada tem como base o estudo de caso na empresa Mauy e o estudo referencial bibliográfico do Planejamento e Controle da Produção onde por meio da pesquisa os resultados evidenciam que o PCP da empresa Mauy é atuante nos três níveis hierárquicos que são eles, estratégico, tático e operacional, apresentando resultados satisfatórios e crescimentos anuais bastante consideraveis.
Palavras-chave:Planejamento e Controle da Produção. Funcionalidade. Estratégia. Processos.Ferramentas.
1. Introdução
Muito se fala sobre como realizar um processo produtivo sem que haja “gargalos”, ineficiências, atrasos... Em uma empresa de vestuário esta problemática se torna bem maior, uma vez que para se trabalhar no ramo da moda as programações e planejamentos se tornam bem mais complexas devido à sazonalidade dos anseios de mercado e uma série de necessidades existentes que antecedem o processo produtivo, por isso, a busca incessante de se ter um setor de PCP estrategicamente atuante em toda a sua funcionalidade é vital para o sucesso dos resultados.
O processo de planejamento e controle da produção (PCP) passa a cumprir um papel fundamental nas empresas, à medida que o mesmo tem um forte impacto no desempenho da função produção. Inúmeros estudos realizados no Brasil e no exterior comprovam este fato, indicando que deficiências no planejamento e controle estão entre as principais causas da baixa produtividade do setor, das suas elevadas perdas e da baixa qualidade dos seus produtos. Em que pese o custo relativamente baixo do processo de planejamento e controle da produção e o fato de que muitos profissionais têm consciência da sua importância, poucas são as empresas nas quais este processo é bem estruturado (FORMOSO, 2000).
Um PCP eficiente pode ganhar um tempo significativo fazendo-se uma programação confiável com seqüenciamento correto de produção, controlando-se para que tudo aconteça de acordo com o planejado. O PCP deve ser não somente responsável por realizar as programações diárias de produção, como também atuará nas medidas corretivas eficazes de suma importância para a concretização dos resultados dentro de um processo produtivo, onde utilizará a sua capacidade de planejamento e atendimento da demanda. E para que tudo aconteça a contento, é necessário que todas as atividades e responsabilidades estejam distribuídas corretamente, como também a utilização de ferramentas eficazes no processo produtivo como: MRP, Kaisen, Kanban, Just in time, Diagrama de Causa e Efeito, ciclo PDCA, Fluxograma, 5W2H, Relatório A3, dentre outros. Lembrando que a especialização da mão de obra também impacta diretamente na eficácia dos resultados.
O artigo desenvolvido apresenta a consolidação dos três níveis hierárquicos do Planejamento e Controle da Produção inseridas no processo produtivo em uma empresa de vestuário. Cada um dos níveis de planejamento apresenta a sua importância, que devem ser executadas em um determinado período de tempo, mas que devem se relacionar para que o sistema produtivo possa apresentar um bom resultado.
a) Estratégico: Importante para a empresa avaliar o mercado, e assim planejar a sua capacidade produtiva e os recursos necessários para o atendimento da demanda futura com mais segurança e precisão;
b) Tático: Neste nível, as principais definições estão relacionadas à seleção e aquisição de recursos que são necessários para atingir os objetivos do empreendimento, bem como a elaboração de um plano geral para a utilização destes recursos;
c) Operacional: É primordial para o desempenho do proceso, pois neste nível estão relacionados à definição detalhada das atividades que serão realizadas, seus recursos e o momento de cada execução.
Um setor de PCP que não atua no nível estratégico e possui as suas atividades descentralizadas possui grandes probabilidades de não atender as necessidades da demanda dentro do prazo programado. Por isso o interesse em desenvolver um trabalho que tem como finalidade esclarecer as reais necessidades cabíveis num processo produtivo dentro de uma empresa de vestuário e apresentar a sua importância uma vez que o setor é atuante nos três níveis hierárquicos.
2. Fundamentação Teórica
O setor de Planejamento e Controle da Produção é um setor-meio que atua como transformador de informações entre os setores, e tem como objetivo garantir que a produção ocorra de maneira eficaz e conforme as necessidades do mercado, garantindo que todo o processo seja realizado no tempo programado e no custo planejado.
Segundo Rocha (2008:217) afirma que o PCP é responsável por antecipar o processo produtivo, desenvolvendo um programa de produção, junto ao planejamento estratégico, que atenda as limitações da capacidade produtiva. Completa que o setor de PCP sempre visa atingir o desempenho e este objetivo consiste em não deixar faltar material, suprir mão de obra, verificar necessidade de equipamentos e estreitar a comunicação com controle de qualidade.
Conforme
...