Estudo De Caso
Pesquisas Acadêmicas: Estudo De Caso. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Wspires • 4/2/2015 • 1.930 Palavras (8 Páginas) • 780 Visualizações
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
EURICO DE SOUZA COSTA
HALISSON HUGO MEDEIROS DE SOUZA
JOSÉ LUCAS PINHEIRO DE AZEVEDO
MARCILENE CORDEIRO GOMES
RITA DE CASCIA FREITAS DE OLIVEIRA
RODRIGO LOPES GONÇALVES
TELMA LIMA DOS SANTOS
THIAGO PAULINO DA COSTA
WASHINGTON LUIZ DA SILVA PIRES
WELLINGTON CARLOS ALVES DE SOUZA
ESTUDOS DE CASO (AEROPORTOS NA COPA DE 2014 E TOYOTA MOTOR MANUFACTURING, U.S.A.,Inc.)
Fortaleza – CE
2014
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
EURICO DE SOUZA COSTA
HALISSON HUGO MEDEIROS DE SOUZA
JOSÉ LUCAS PINHEIRO DE AZEVEDO
MARCILENE CORDEIRO GOMES
RITA DE CASCIA FREITAS DE OLIVEIRA
RODRIGO LOPES GONÇALVES
TELMA LIMA DOS SANTOS
THIAGO PAULINO DA COSTA
WASHINGTON LUIZ DA SILVA PIRES
WELLINGTON CARLOS ALVES DE SOUZA
ESTUDOS DE CASO (AEROPORTOS NA COPA DE 2014 E TOYOTA MOTOR MANUFACTURING, U.S.A.,Inc.)
Trabalho apresentado ao curso de MBA Gestão Empresarial como requisito parcial para aprovação na disciplina Gestão de Operações, Produções e Serviços da Faculdade Estácio, Fortaleza – CE.
Prof: Rosangela Nunes
Fortaleza – CE
2014
MBA EM GESTÃO EMPRESARIAL
GESTÃO DE OPERAÇÕES E SERVIÇOS
ESTUDOS DE CASO (AEROPORTOS NA COPA DE 2014, TOYOTA MOTOR MANUFACTURING, U.S.A.,Inc.)
Detalhamento: Brasil passará vexame com aeroportos na Copa de 2014
Título: Brasil passará vexame com aeroportos na Copa de 2014
http://veja.abril.com.br/noticia/brasil/brasil-passara-vexame-com-aeroportos-na-copa-de-2014
A. Aula: 5
B. Resumo:
Estudo do Ipea prevê que nove dos treze aeroportos que serão reformados para 2014 não ficarão prontos a tempo do evento. Apenas Galeão teria boa situação.
C. Assuntos tratados:
O estudo do Ipea apresenta informações alarmantes. Com base no tempo médio de uma obra de infraestrutura de transporte de grande porte no Brasil, e no estágio atual dos trabalhos em cada aeroporto, o instituto concluiu que os aeroportos de Manaus, Fortaleza, Brasília, Guarulhos (SP), Salvador, Campinas (SP), Cuiabá, Confins (MG) e Porto Alegre não deverão estar prontos para a Copa de 2014. As obras do aeroporto de Curitiba podem ficar prontas até junho de 2014, "se tudo der certo", diz o estudo.
D. Objetivos de aprendizagem:
1) Compreender a importância do dimensionamento dos serviços para o pleno atendimento dos clientes;
R: O transporte aéreo é um dos setores mais dinâmicos da economia mundial. Ele cumpre importante papel estimulando as relações econômicas e o intercâmbio de pessoas e mercadorias, entre as nações. Ele também responde de forma direta e quase imediata às flutuações conjunturais, tanto políticas como econômicas, do mundo e das economias nacionais. Ressalta-se que o pleno desenvolvimento da indústria do turismo exige a implantação de infraestrutura adequada ao atendimento das necessidades inerentes a essa atividade, incluindo, entre outras, facilidades de acomodação, de comunicação e, principalmente, de transporte. Assim, é de fundamental importância dotar as regiões que apresentam potencial turístico de unidades aeroportuárias capazes de atender ao movimento de aeronaves previsto, tanto no segmento regular como no não regular (voos charters). Por isso a importância em aceitar e realizar o dimensionamento destes serviços.
2) Compreender a importância do planejamento dos serviços de infraestrutura no desenvolvimento das atividades de todos os setores do país.
R: Para relacionar o desenvolvimento e investimento em infraestrutura, é necessário mapear e analisar a disponibilidade e a acessibilidade dos recursos. Para que isso aconteça é necessário também relacionar um planejamento com foco no investimento de infraestrutura e desenvolvimento econômico, sobretudo, as condições políticas, econômicas e externas que se apresentam em determinado momento histórico.
3) Reconhecer a relevância da Gestão de operações, Produção e Serviços nas atividades operacionais.
R: A estratégia de operações de uma empresa é um tópico que tem estado cada vez mais presente nas atividades dos gerentes de produção. A importância desse assunto se deve ao fato de que todas as decisões gerenciais relativas à produção estão (ou deveriam estar) diretamente relacionadas com a estratégia competitiva da organização. Assim, a estratégia de operações atuaria como um elo entre a estratégia competitiva e a gestão do sistema de produção. Tradicionalmente, os procedimentos de formulação da estratégia de operações partem da definição dos requisitos de mercado (objetivos externos) e seguem com a tradução desses requisitos para os objetivos de desempenho das operações (objetivos internos) e seus desdobramentos para as principais áreas de decisão da produção.
1) Aula: Aula 3
2) Resumo:
Desde o seu inicio, a Toyota sempre trabalhou por “carros melhores para mais pessoas”. Isto significava produzir carros atendendo diversas preferências dos consumidores com qualidade sem defeitos. O Sistema Toyota de Produção evoluiu como a resposta
...