Estudo De Caso Pluribiz
Monografias: Estudo De Caso Pluribiz. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: manuella.mlao • 28/5/2014 • 294 Palavras (2 Páginas) • 8.207 Visualizações
1. Que alternativas (critérios de departamentalização) a Pluribiz deveria considerar para organizar suas atividades de vendas? Desenhe os organogramas de cada alternativa.
Departamentalização Funcional: Método de agrupamento baseado na similaridade e proximidade das tarefas, habilidades, uso e recursos e conhecimentos necessários para o desempenho de determinada função.
Departamentalização por produto ou serviço: Critério de agrupamento de tarefas em unidades organizacionais responsáveis por tipos de produtos ou serviços da organização.
Departamentalização por cliente: Critério de agrupamento de tarefas, atividades e recursos pelo tipo de cliente ou segmento de mercado que a organização busca servir.
Departamentalização geográfica ou territorial: Método de agrupamento de tarefas, atividades e recursos organizacionais com base nos territórios geográficos onde a empresa atua.
Departamentalização por processos: Método de agrupamento de tarefas, atividades e recursos organizacionais com base nos processos-chave da organização.
2. Quais são as vantagens e desvantagens de cada alternativa?
3. Você, como especialista em administração, que alternativa recomenda? Prepare uma justificativa para sua escolha.
Com a compra da Saudável, eu com certeza recomendaria uma reforma organizacional no intuito de otimizar e integrar os processos produtivos.
Com relação à departamentalização em si, acredito que o topo da organização devesse ser agrupado de forma funcional. Porém dentro do setor de vendas acredito que seria interessante manter a departamentalização territorial, de forma que em cada território houvesse um grupo que inicialmente seria composto por um representante de cada linha produtiva. Dessa forma, além do treinamento pelo qual os vendedores teriam que passar para tomar conhecimento de toda a gama de produtos da Pluribiz, cada grupo teria uma pessoa referência para as diversas linhas de produção. Cada cliente seria atendido por um vendedor, mas com o acesso irrestrito às informações, o conhecimento profundo dos produtos viria com o tempo, o dia a dia e a possibilidade de aprendizado constante.
...