Estética e Imagem Pessoal
Por: Valmira Gomes • 9/10/2016 • Trabalho acadêmico • 557 Palavras (3 Páginas) • 309 Visualizações
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
INTRODUÇÃO
Está produção textual visa incentivar a interatividade e a regionalidade, auxiliar na aplicação de conceitos estudados nas disciplinas do semestre.
Para auxiliar lemos a dissertação de pós-graduação de Fernanda Magagnin intitulada em Aspectos clínicos, gravidade da doença e impacto na qualidade de vida de mulheres com melasma atendidas em um hospital universitário do sul do Brasil.
Logo em seguida aplicamos o questionário a 7 mulheres.
DESENVOLVIMENTO
De acordo Magagnin (2007) o melasma é uma doença pigmentar adquirida, caracterizada por manchas hiperpigmentadas ,simétricas, localizadas nas áreas fotoexpostas, acometendo geralmente mulheres adultas em idade reprodutiva.
Foi realizado uma pesquisa utilizando um questionário com dez questões que serviram de base para esta produção.
Gráfico 1
[pic 13]Fonte: Questionário
A primeira questão feita foi a faixa etária que podemos constata que a maioria das mulheres ouvidas possui entre 26 a 39 ano.
Gráfico 2
[pic 14]
Fonte: Questionário
A segunda questão levada pelo questionário foi à ocupação. Com base no gráfico podemos observar que a maioria das mulheres ouvidas estão ativa no mercado de trabalho.
Gráfico 3
[pic 15]Fonte: Questionário
A terceira questão levada pelo questionário foi o grau de escolaridade. Com base no gráfico podemos observar que a maioria das mulheres que responderam o questionário possui apenas o ensino fundamental.
Gráfico 4
[pic 16]Fonte: Questionário
O gráfico 4 demonstra que a maioria das mulheres entrevistadas são assalariadas.
Gráfico 5
[pic 17]
Fonte: Questionário
De acordo com gráfico 5 que levanta a questão “Você apresenta hipercromias/melasmas (manchas escuras na pele)?” podemos observar que a maioria das mulheres que responderam este questionário não apresenta nenhuma hipercromias/melasmas na pele.
Gráfico 6
[pic 18]Fonte: Questionário
Com base neste gráfico 6 de acordo com a mulher entrevistada que afirmou apresenta hipercromias/melasmas na pele indicou como causa que deu inicio problema o uso de anticoncepcional.
Gráfico 7
[pic 19]Fonte: Questionário
Segundo o gráfico 7 a maioria das mulheres entrevistadas não realizou nenhum procedimento estético para o tratamento dos melasmas.
Gráfico 8
[pic 20]
Fonte: Questionário
Com base neste gráfico 8 segundo a mulher entrevistada que afirmou já realizou algum procedimento estético para o tratamento dos melasmas indicou como procedimento realizado o uso de cosméticos despigmentantes.
Gráfico 9
[pic 21]
Fonte: Questionário
Segundo o gráfico 9 quando questionadas se a alimentação exerce influência no tratamento dos melasmas todas a entrevistadas responderam que sim e indicaram como influência no tratamento dos melasmas que uma alimentação saudável auxilia no combate ao envelhecimento e atua como protegendo as células da oxidação diária e dos raios ultravioleta.
...