Exportação Da Cachaça
Trabalho Escolar: Exportação Da Cachaça. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MarceloLeme • 29/3/2014 • 987 Palavras (4 Páginas) • 299 Visualizações
Capacidade Exportadora – Cachaça Piracicabana.
• Por que exportar?
Fundada em 1993 a Cachaça Piracicabana é um produto legitimamente brasileiro e produzido em Piracicaba no interior de São Paulo.
Com o reconhecimento oficial dos EUA em 11 de Abril de 2013 na cachaça como sendo um produto exclusivo e genuinamente brasileiro, a Cachaça Piracicabana enxerga um grande avanço para a exportação de seu produto que antes eram classificados como “Brazilian Run” (rum brasileiro), sendo que a mudança decorre de um pedido feito pelo governo brasileiro em 2001.
A Cachaça Piracicabana quer explorar esse mercado internacional que ainda é pouco, cerca de 1% apenas da cachaça do brasil é exportada, e os EUA é o quarto país na lista de importadores.
Preços mais competitivos, desenvolvimento da empresa, consolidar a marca no mercado internacional, redução de cargas tributárias e diversificar os mercados são os motivos que levam a Cachaça Piracicabana a entrar nesse novo desafio internacional.
• Feiras Internacionais / Investimentos
A Cachaça Piracicabana nunca participou de feiras internacionais, mas junto com seu recursos humanos vem trabalhando na contratação de profissionais capacitados no setor comercial e foca na próxima edição do maior concurso mundial de bebidas destiladas, Concours Mondial de Bruxelles - Spirits Selection, que será realizada no Brasil, em junho de 2014. A escolha do país como sede será mais uma oportunidade para as pequenas marcas brasileiras de cachaça ganharem visibilidade internacional, um concurso que tem o patrocínio do Sebrae e motiva a Cachaça Piracicaba a se especializar e investir nessa nova caminhada.
A Cachaça Piracicabana tem grande poder de competitividade já que hoje conta com uma equipe de 15 funcionários produzindo uma média de 10.000 litros de cachaça ao mês e com uma ociosidade industrial de 35% além de possuir um espaço muito maior que pode ser utilizado.
Sua marca que já existe desde 1993 já é consolidade e tem respeito de grandes investidores do mercado brasileiros, seu design tradicional mantém a imagem da boa bebida feita artesanalmente e em grandes fazendas do Brasil.
Até dezembro de 2014 a empresa prevê um investimento de 150 a 200 mil reais e contratação de novos funcionários para expandir seu produto no mercado interno e já visando o mercado externo.
• Público no mercado interno
O público forte no mercado hoje são homens com média de 30 a 55 anos consumidores diretos fazendo compras em nossa loja oficial ou adquirindo nosso produtos em nossos parceiros, como bares, supermercados e outros estabelecimentos comerciais.
• Tradição do produto / Exigências do mercado externo
A Cachaça é um produto genuinamente brasileiro e conhecido pelo mundo todo assim como a tequila pelo México, é um produto de fácil aceitação pela sua história e tradição além de ser um produto extremamente versátil que pode ser usado em drinks, cocktails, fazendo a famosa caipirinha e também bebido puro, um campo amplo de utilização que torna fácil essa aceitação.
Todos os setores da Cachaça Piracicaba trabalha junto e está ciente de todas as exigências do mercado externo, palestras e cursos de especialização estão sendo pagos pela empresa para que os funcionários entendam o novo mercado que pretendemos nos integrar.
• Fornecedores
Por ser fundada em 1993 a Cachaça Piracicaba possui fornecedores antigos e mantém um ótimo relacionamento com eles, alguns possuem contratos específicos para sempre nos manter competitivos no mercado, por ser tratar de um produto extremamente tradicional e artesanal, a cachaça possui essa “vantagem” do mercado não exigir tantas mudanças na sua produção já que se trata de um produto que exige um padrão e uma igualdade de sabor, porém mudanças em outros setores principalmente
...