FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS DE IGARAS
Por: Adryelli Patricia • 1/4/2019 • Pesquisas Acadêmicas • 877 Palavras (4 Páginas) • 248 Visualizações
STARTUPS
Muito tem se ouvido falar em empresas startups. Mas o que realmente significa este termo? Startups não são apenas empresas que desenvolvem aplicativos, produtos e serviços na internet, também não é baseada nos mesmo elementos de uma empresa tradicional, que já está consolidada no mercado. Na verdade startups são um novo modelo de negócios.
O significado de startup é o ato de começar algo, são empresas emergentes no mercado, no inicio de suas atividades e que buscam, criar algo inovador na área que vai atuar (plataformas, produtos, serviços, processos, etc.) não precisa necessariamente ser uma empresa online, porem precisam estar associadas a tecnologia. Ou seja, são jovens empresas que buscam inovar em alguma área, buscando desenvolver um projeto inovador de todos os já existentes com um modelo de negócios escalável e repetível em um cenário de incertezas.
Porem nem toda nova empresa é considerada uma startup, existem características que as define
- Inovação: Precisa entregar ao mercado algo diferente do que já estão acostumados de forma que isto seja uma vantagem competitiva
- Escalabilidade: um modelo de empresa escalável é aquele onde a empresa vai atingir grandes números de clientes e gerar lucro em pouco tempo com custos de manutenção baixos e que consegue crescer rapidamente
- Potencial: para atingir grandes mercados, deve entregar algo inovador que podem ser usado por milhares de clientes
- Pensamento grande: mesmo começando como pequenas empresas já nascem com ideias de se tornarem grandes no futuro
- Flexibilidade: mesmo pensando grande precisa estar pronta para mudar e se adequar a os seus clientes.
Uma empresa deixa de ser startup quando o modelo é totalmente absorvido pelo mercado e os clientes estão completamente adaptados a ele, exemplos de empresas que começaram como startup: Google, Microsoft, Apple, Netflix, Facebook, Whatsapp... Hoje em dia são líderes nos seus setores.
Existem startups em vários setores:
Agronegócio
Educação
Finanças
Gestão
Impacto
Indústria
Lazer e turismo
Logística
Marketing
Moda
Realidade virtual
Saúde e bem estar
Serviços Tecnologia da informação
De acordo com a lista Tech Crunch, estas são algumas startups bem sucedidas no mundo:
- Uber: hoje é a startup de capital fechado mais valiosa do mundo.
- Xaomi: uma empresa chinesa nova, fabricante de smartfone, a terceira maior vendedora de celular no mundo, perdendo apenas para a Apple e Samsung.
- Pinterest: rede social de compartilhamento de inspirações e interesses.
- Dropbox: aplicativo de compartilhamento de arquivos em nuvem.
- Spotify: plataforma de música digital que dá acesso a milhões de músicas.
- Rappi: aplicativo de delivery, fundado na colômbia, que entrega produtos de diversas categorias em minutos.
Startups brasileiras que mais se destacaram no ano de 2018
- 99taxi: empresa que visa facilitar o serviço de taxi já existente no pais
- Ifood: empresa atuante no ramo de entrega de comida pela internet
- PicPay: aplicativo para pagar qualquer pessoa ou estabelecimento
- Edools: Vencedora do prêmio de Startup do Ano de 2018 do Startup Awards, desenvolvido pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), a Edools é uma empresa carioca que oferta uma plataforma completa para professores montarem cursos online e cobrarem o valor que desejarem de seus alunos pelo acesso ao material, que inclui vídeos, textos, podcasts, entre outros formatos.
Hoje as startups atendem a diversas necessidades sociais e também ajudam a promover soluções práticas e facilitadoras para a vida de milhares de pessoas. Este modelo de negócio surgiu durante a chamada “Bolha da Internet”, no final da década de 1990, um período de grande crescimento tecnológico e o boom da internet.
Uma das coisas que mais assustam e atrapalham os empreendedores que buscam inovar com uma startup é o cenário de incertezas, as dificuldades na elaboração de contratos sociais adequados, registros de patentes, questões trabalhistas e tributárias, muita competitividade e concorrência com soluções similares, neste caso o empreendedor de startup deve inovar, desenvolver novas competências e iniciativas para manter seu negócio à frente dos potenciais concorrentes.
É o caso da Glovo, start-up espanhola fundada em Barcelona em 2015. É um serviço sob demanda que compra, coleta e entrega tudo o que é solicitado pelo aplicativo, concorrente do Ifood, UberEats e Rappi que encerrou suas atividades no Brasil dia 03 de março de 2019 (estava inserida no Brasil a apenas um ano) a Glovo afirmou que a extrema competitividade do mercado brasileiro foi o que motivou a partida. “Para obter o sucesso que planejamos (no Brasil), precisaríamos de mais investimento e tempo para penetrar, liderar e alcançar rentabilidade”, afirma a nota.
...