FLUXO DE CAIXA
Trabalho Escolar: FLUXO DE CAIXA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: djessicamuller • 8/5/2014 • 405 Palavras (2 Páginas) • 260 Visualizações
O Fluxo de Caixa deixa claras as alterações que acontecem no caixa da empresa em um determinado momento. Tem a função de demonstrar a empresa e seus usuários o que entra no caixa da mesma e que poderá ser aplicado em dívidas que a entidade tenha maior necessidade em liquidar.
A principal diferença entre Demonstração de Fluxo de Caixa e Demonstração de Valor Adicionado é que a DVA demonstra o que foi gerado de riqueza pela entidade em um determinado período, e tem como base o regime de competência, em contra partida a DFC é baseada pelo regime de caixa e especifica as entradas e saídas de caixa onde é avaliada a capacidade da entidade de gerar lucro ou prejuízo. O DVA – Demonstração de Valor Adicionado é obrigatório para entidades (empresas) de Sociedade Anônimas que tenham o capital aberto, para as demais pode ser facultativo. No caso da DFC – Demonstração de Fluxo de Caixa tem caráter obrigatório para todas as empresas.
O orçamento empresarial é importante no planejamento de qualquer empresa sendo ela pequena, média ou de grande porte. É no orçamento que são feitas as previsões de como serão gastos os lucros, como diminuir os prejuízos e como reduzir os riscos, deixando os gestores mais conscientes de como e quando poderão tomar medidas sendo elas imediatas ou a longo prazo. Bons Exemplos de orçamentos são: Orçamento operacional e Orçamento financeiro. O Orçamento Operacional detalha as atividades em operação na empresa, em detalhe. O Orçamento Financeiro demonstra as
FLUXO DE CAIXA
É um instrumento gerencial que controla e informa todas as movimentações financeiras (entradas e saídas de valores monetários) de um dado período – pode ser diário, semanal, mensal, etc. O fluxo de caixa é composto dos dados obtidos dos controles de contas a pagar, contas a receber de vendas, de despesas, de saldos de aplicações, e todos os demais que representem as movimentações de recursos financeiros disponíveis da organização. Auxiliam na previsão, visualização e controle das movimentações financeiras de cada período. A sua grande utilidade, é permitir a identificação das sobras e faltas no caixa, possibilitando ao profissional planejar melhor suas ações futuras ou acompanhar o seu desempenho. Em uma empresa, o ideal é que o período de acompanhamento seja diário, um controle de fluxo de caixa bem feito é uma grande ferramenta para lidar com situações de alto custo de crédito, taxas de juros elevadas, redução do faturamento e outros fantasmas que rondam os empreendimentos.
...