FORNECIMENTO E DEMANDA
Por: Bruno Ciaciare • 17/8/2016 • Resenha • 634 Palavras (3 Páginas) • 1.384 Visualizações
- Com referência a natureza do Fornecimento e Demanda, cite exemplos de cada uma delas.
Dentro da natureza do fornecimento e demanda, podemos encontrar dois cenários:
- Incerteza no suprimento:
- Previsíveis - Serviços de internet ou TV a cabo, uma vez que dificilmente o planejamento e controle não identificarão possíveis problemas com os recursos;
- Imprevisíveis – Show e festivais de música, pois a chance de existirem desvios do planejamento feito é maior, em decorrência do grande número de variáveis envolvidas.
- Incertezas na demanda:
- Dependente – Uma montadora de automóveis que precisa produzir 500 automóveis por dia, serão necessários 2.000 pneus + estepes (previsível por fatores conhecidos);
- Independente – A demanda (compra de fato) do automóvel é independente do volume produzido, é menos previsível pois é regida de acordo com fatores aleatórios.
- Com referência aos Tipos de Demanda (Dependente e Independente) o que entendeu?
Demanda dependente é aquela que depende da demanda de outros produtos, serviços ou materiais. Sabendo a programação de fabricação de um cliente, uma indústria fornecedora prevê a demanda pelo seu produto matéria-prima.
Demanda independente é aquela que depende de condições de mercado, fora do controle imediato da empresa, que pode interferir ou influenciar a demanda com ferramentas de marketing ou comunicação, mas a quantidade final demandada depende do mercado consumidor.
- Pesquise 2 casos reais (duas empresas de quaisquer ramos) de demanda dependente;
• Toyota: Para montagem dos carros, o sistema de produção da Toyota sabe exatamente a quantidade de parafusos necessários para se montar desde o motor do veículo até seus acessórios, pois a quantidade das peças sempre será fixa, variando apenas de acordo com a quantidade de carros que será produzida.
• Faber-Castell: Os apontadores produzidos pela Faber dependem de lâminas específicas que devem ser encaixadas no produto, permitindo seu uso. A empresa consegue prever a quantidade de lâminas vai precisar pois essa quantidade está diretamente ligada à quantidade de apontadores que precisa produzir.
- Pesquise 2 casos reais (duas empresas de quaisquer ramos de demanda independente e comente sobre a cadeia de suprimentos.
• Perdigão: A marca possui uma cadeira de suprimentos que se resume em fábrica de ração para animais > produtores pecuários integrados > indústrias de processamento > centros de distribuição, lojas (varejos, atacados) > consumidor final. Sendo assim, o final da ponta (lojas e consumidor final) são partes da cadeia que possuem uma demanda regida por fatores aleatórios, uma vez que não se pode prever que todos os meses o cliente consumirá X caixas de produtos perdigão, e que o supermercado comprará 10X dessas caixas para atender a demanda. Nesse estágio, a demanda é independente.
• Casas Bahia: A empresa não fabrica seus produtos, portanto, se comparada com a cadeia da Perdigão, sua cadeia inicia nos centros de compra, logística e distribuição > lojas > consumidor final. Da mesma forma, a marca não pode prever que todos os meses venderá X televisores, e que por conta disso deve ter um estoque de 10X. A demanda desses produtos também é variável, e por isso é trabalhada com ferramentas de marketing e comunicação que incentivem o aumento dessa demanda (ofertas, saldões, promoções, descontos, etc.).
...