Faculdade
Artigo: Faculdade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: alinerique • 10/11/2014 • 1.814 Palavras (8 Páginas) • 754 Visualizações
Capítulo 1 – Introdução à Economia
1. Por que os problemas econômicos fundamentais (o quê, quanto, como e para quem produzir) originam-se da escassez de recursos de produção?
R: A escassez de recursos ou fatores de produção está associada à necessidade ilimitada do ser humano, e acabam originando-se os chamados problemas econômicos fundamentais. O que e quanto produzir: em virtude à escassez de recursos de produção, a sociedade tem que escolher, dentro do leque de possibilidades de produção, quais produtos serão produzidos e as respectivas quantidades fabricadas. Como produzir: A sociedade tem que escolher ainda quais recursos de produção que será utilizado para a produção de bens e serviços, dada também o nível tecnológico existente. A concorrência entre os diferentes produtores acaba decidindo como serão produzidos os bens e serviços. Para quem produzir: A sociedade também tem que decidir como seus membros participarão da distribuição dos resultados de sua produção. A distribuição da renda dependerá não só da oferta e da demanda nos mercados de serviços produtivos, ou seja, da determinação dos salários, das rendas da terra, dos juros e do benefício do capital.
2. O que mostra a curva de possibilidades de produção ou curva de transformação?
R: A curva de possibilidade expressa à capacidade máxima de produção da sociedade, prevendo um pleno emprego dos recursos ou fatores de produção de que se dispõe em entregue momento no tempo. Trata-se de um conceito teórico com o qual de ilustra como a escassez de recursos impõe um limite à capacidade produtiva de uma sociedade, que terá de fazer escolhas entre diferentes alternativas de produção.
3. Analisando-se uma economia de mercado, observa-se que os fluxos real e monetário conjuntamente formam o fluxo circular da renda. Explique como esse sistema funciona.
R: Todos os mercados atuam também as forças da oferta e da demanda, determinando o preço. Assim, no mercado de bens e serviços formam-se os preços dos bens e serviços, já no mercado de fatores de produção são determinados os preços dos fatores de
produção (salários, juros, aluguéis, lucros). Esse fluxo, é também chamado de fluxo básico, é o que se estabelece entre famílias e empresas. O fluxo completo reúne o setor público, adicionando-se o efeito dos impostos e dos gastos públicos ao fluxo anterior, tanto como o setor externo, que inclui todas as transações com mercadorias, serviços e o movimento financeiro com o resto do mundo.
4. Conceitue: bens de capital, bens de consumo, bens intermediários e fatores de produção.
R: Bens de Capital: Empregados direta e indiretamente na geração de outros bens, por exemplo: máquinas, equipamentos e prédios.
Bens de Consumo: Podem ser duráveis (utilizados durante um tempo relativamente longo, como um refrigerador ou um automóvel) ou não duráveis (usados por um prazo curto, como os alimentos).
Bens Intermediários: São insumos e matérias primas utilizados na produção de bens.
Fatores de Produção: É algo que o indivíduo que possui um fator de produção só está interessado em oferecê-lo à sociedade mediante uma troca, geralmente por um valor monetário. Exemplos: (Trabalho, Capital, Terras, Capacidade Empresarial).
5. A Economia é uma ciência não normativa. Explique.
R: A economia é uma ciência social amparada por normas e regras do mercado, da econometria, de leis que regem comportamento das empresas e cidadãos perante a sociedade e o governo. Portanto a economia é uma ciência normativa.
Capítulo 4 – Introdução à Microeconomia
1. Qual o papel dos preços relativos na análise microeconômica?
R: Os preços relativos têm papel fundamental, pois a escolha dos agentes econômicos é baseada nas diferenças de preços dos bens (os preços relativos entre os diferentes bens e serviços) e não nos preços absolutos.
2. O estabelecimento comercial pode ser conceituado sob duas óticas: a econômica e a jurídica. Explique cada uma delas.
R: Para a Economia, empresa ou estabelecimento comercial é a combinação dos fatores de produção: capital, trabalho, terra e tecnologia, de tal modo organizado para se obter o maior volume possível de produção ou de serviços ao menor custo.
3. No raciocínio econômico, qual a importância da hipótese do coeteris paribus?
R: Em um contexto de equilíbrio parcial, onde observamos apenas a oferta e a demanda de um determinado mercado, utilizamos esta hipótese para que alterações em outras partes da economia não interfiram na nossa análise de forma a alterar o equilíbrio. Com isso, temos um estudo mais simples e objetivo das variáveis que influenciam diretamente o comportamento dos agentes econômicos neste mercado (obtemos um efeito “puro” ou “líquido” de cada uma dessas variáveis).
4. Qual o principal campo de atuação da Teoria Microeconômica?
R: Os campos de atuação da Teoria Microeconômica, preocupada na determinação do preço de bens e serviços e dos fatores de produção, estão relacionados ao planejamento estratégico das empresas, bem como à política e programação econômica do setor público.
5. Como se divide o estudo microeconômico?
R: A teoria microeconômica se divide em análise de demanda na qual tem: Teoria do consumidor, teoria da demanda de mercado. Análise da oferta: Baseada na teoria da produção, análise das estruturas de mercado e equilíbrio geral.
Capítulo 5 – Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado
1. Conceitue a função demanda. Que diferenças há entre demanda e quantidade demandada?
R: A função demanda representa a relação entre o Preço de mercado de um bem e quantidade procurada desse mesmo bem. Já
as diferenças entre demanda e quantidade de demanda é que por demanda entende-se toda a curva que relaciona os possíveis preços a determinadas quantidades, enquanto por quantidade demandada, um pouco específico da curva relacionando preço a uma quantidade.
...