TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Falácias em mkt

Por:   •  3/12/2015  •  Resenha  •  460 Palavras (2 Páginas)  •  1.002 Visualizações

Página 1 de 2

“Falácias em marketing no Brasil”

Autoria: Marcos Cortez Camponar e Ana Akemi Ikeda

No artigo “Falácias em Marketing no Brasil”, os autores discutem como pessoas que não entendem sobre marketing discutem o assunto utilizando de forma banalizada os termos técnicos de marketing. As confusões se iniciam pela própria palavra “Marketing” comparada com promoção, propaganda, publicidade entre outras, essas palavras são aplicadas de forma errôneas e definidas como falácias. Essa palavra é tão mal usada e banalizada, que com o tempo foram surgindo diversas falácias em relação ao que é marketing.

De acordo com os autores, as falácias são afirmações erradas ou que levam ao erro. É obrigação de quem está envolvido com o Marketing contribuir para que essas falácias sejam eliminadas. A palavra marketing sempre gerou muita confusão, tentaram traduzi-la, porém ficou mais confuso ainda, por isso se manteve na palavra inglesa, assim como em diversos países. Os autores dizem que é responsabilidade dos profissionais de marketing não permitir que sejam chamados de “marqueteiros” – pois essa palavra remete à um indivíduo incompetente e corrupto.

Os autores apresentam e discutem algumas interpretações de marketing que muitas vezes geram confusões e falácias a partir de pesquisas bibliográficas, consultas a especialistas e experiências dos próprios autores, como “marketing é propaganda enganosa”, “marketing são atividades para promover uma pessoa”, “marketing são atividades para criar necessidades”, “marketing é a forma capitalista de fazer as pessoas quererem coisas que não necessitam”, “marketing não é ética” e “marketing é vendas”. Após apresentarem essas interpretações, os autores esclarecem essas falácias.

A terceira parte do artigo, discorre sobre como as pessoas confundem marketing com publicidade e propaganda, preço e promoção.

O marketing foi confundido também com vendas, a troca, que na verdade é o resultado de uma atividade do marketing.

Muitas pessoas fazem essa confusão, porém propaganda e publicidade são apenas uma parte do marketing, assim como a promoção, em que muitas pessoas acreditam que o marketing serve apenas para promover uma personalidade, porém são técnicas usadas para que haja aumento de consciência, reconhecimento, conhecimento e informações do consumidor à respeito do produto. O objetivo do marketing é facilitar as trocas atendendo as

necessidades e desejos dos consumidores. O marketing direciona as necessidades do ser humano.

Os autores ainda discutem sobre outras falácias em marketing, como pesquisa de marketing, decisões de organização de marketing e marketing estratégico.

Esses conceitos ainda são recentes no Brasil e apesar de tanta confusão o assunto ainda é pouco discutido e a constante mudança na disciplina gera dificuldade para que esses conceitos sejam consolidados, e ainda por cima existem pessoas que se dizem especialistas no assunto mas acabam banalizando os conceitos, banalizando a atividade de marketing sendo possível detectar muitas pessoas que não sabem diferenciar publicidade e propaganda de marketing.

Os profissionais

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.8 Kb)   docx (11.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com