Analise Mkt
Dissertações: Analise Mkt. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: clarimaga • 29/5/2013 • 2.203 Palavras (9 Páginas) • 572 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
1.1. Considerações iniciais
O PIN (Plano Integrado de Negócios) é um documento elaborado por uma equipe de trabalho onde neste é descrito o desenvolvimento de um projeto empreendedor e cujo objetivo final é identificar se o negócio é viável, e se for como minimizar os riscos eminentes.
O plano integrado de negócio (PIN) é o desenvolvimento de um projeto, onde uma equipe de trabalho compartilha conhecimentos e experiências nas diversas áreas de Gestão Empresarial com o objetivo de desenvolver um empreendimento, cumprindo várias etapas de planejamento a fim de identificar a viabilidade do negócio pretendido.
O PIN contém a descrição do projeto empreendedor em suas diversas partes como: Plano Estratégico, Plano de Marketing, Estrutura Organizacional, Plano de ação, Plano financeiro e Avaliação e Controle.
O negócio analisado considerou que na última década observa-se um crescimento nos empreendimentos especializados na realização de festas infantis temáticas para todas as classes sociais. Muitas casas especializadas e dedicadas ao tema surgiram. Antes deste advento, as festas normalmente eram realizadas na residência dos anfitriões e os próprios se encarregavam de receber os convidados e muitas das vezes não conseguiam aproveitar a festa.
Com a estabilização da economia e da demanda crescente por serviços de mais alta qualidade, muitas das empresas especializadas no negócio de festas infantis acabaram migrando para a Zona Oeste do Rio de Janeiro, deixando uma lacuna de demanda para Clientes das classes A e B da Zona Sul. O tempo mínimo de espera para a realização de uma festa nas empresas especializadas é, em média, de 30 dias. Além disso, a falta de espaço para a realização do evento é outro ponto crítico para os Clientes da Zona Sul.
A proposta apresentada pela Fábrica de Festas Mundo dos Sonhos é a gestão completa de festas infantis para os Clientes das Classes A e B da Zona Sul do Rio de Janeiro, não limitado somente a este público/região, proporcionando aos mesmos a possibilidade de customização dos serviços de acordo com as necessidades e a garantia do recebimento de um serviço único no Rio de Janeiro.
Como diferencial a Fábrica de Festas possui a “Equipe dos Sonhos”. Uma equipe altamente qualificada e identificada com a missão e os valores da empresa.
O investimento inicial será de R$210.000,00. O faturamento mensal médio está estimado em R$200.000,00 no 1º ano e o retorno do investimento se dará ainda durante o 1º ano de operação.
Este Trabalho de Conclusão de Curso visa apresentar os Aspectos Organizacionais e de Gestão com enfoque em Recursos Humanos para a Fábrica de Festas O Mundo dos Sonhos utilizando ferramentas de gestão, integração de cultura organizacional e ativação da motivação.
1.2. Metodologia
A metodologia escolhida para este trabalho consistiu em uma intensa pesquisa bibliográfica sobre a área de Recursos Humanos com enfoque em motivação e cultura organizacional e, em seguida, os conceitos foram aplicados na gestão de pessoas de uma empresa fictícia.
1.3. Organização do Trabalho
Este trabalho está dividido em quatros partes conforme abaixo:
No item um, desenvolverei uma introdução sobre Plano integrado de negócios, uma breve descrição sobre a empresa fictícia criada e quais assuntos serão abordados no Trabalho de Conclusão de Curso.
No item dois, apresentarei alguns conceitos de Gestão de Pessoas, Terceirização de Serviços, Motivação Organizacional, Teorias de Conteúdo, Cultura Organizacional e as aplicações destes nas organizações.
No item três, trabalharei o assunto Aspectos Organizacionais e de Gestão com enfoque em Recursos Humanos e como ele será aplicado na empresa fictícia Fábrica de Festas Mundo dos Sonhos a fim de criar a “Equipe dos Sonhos”.
No item quatro, desenvolverei as considerações finais, uma análise sobre todo o estudo apresentado e interpretações desta análise.
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
2.1. Considerações iniciais
Neste capítulo serão apresentados os principais assuntos relacionados à área de Aspectos Organizacionais e de Gestão, aprofundando-se em Recursos Humanos, visto que o empreendimento que se pretende criar no Plano Integrado de Negócios possui como um de seus pontos críticos de sucesso a competência e a motivação de sua mão-de-obra. Para chegar ao resultado final, foram pesquisados diversos títulos especializados em Recursos Humanos a fim de identificar diversas estratégias de gerência eficazes e consolidá-las para o melhor aproveitamento destas, como também sua melhor aplicabilidade.
2.2. A importância de uma gestão eficaz de recursos humanos para o êxito das empresas
No mundo atual, os mercados estão inflados, a concorrência de serviços é abundante e como consequência, os consumidores estão cada vez mais exigentes. Por isto, as organizações dependem, na sua maioria, da qualidade dos recursos humanos para sobreviver. E se a equipe de recursos humanos for altamente qualificada e motivada, ela pode ser a principal vantagem competitiva para as empresas se destacarem no mercado já tão acirrado.
Se a organização quer alcançar os seus objetivos da melhor maneira possível, ela precisa saber canalizar os esforços das pessoas para que também estas atinjam os seus objetivos individuais e que ambas as partes saiam ganhando. Modernamente, a solução ganhar-ganhar no jogo de interesses envolvidos é a preferida. Trata-se de uma solução que requer negociação, participação e sinergia de esforços. (CHIAVENATO, 1999, p.5)
Diante do que foi exposto acima, os gestores que conseguirem motivar com mais intensidade e verdadeiramente seus subordinados, serão os detentores do sucesso de uma gestão eficaz.
A questão básica é escolher tratar as pessoas como recursos organizacionais ou como parceiros das organizações. Os empregados podem ser tratados como recursos produtivos das organizações: os chamados recursos humanos. Como recursos, eles precisam ser administrados, o que envolve planejamento, organização, direção e controle de suas atividades, já que são considerados sujeitos passivos da ação organizacional. Daí a necessidade de administrar os recursos humanos para obter deles o máximo rendimento possível. Neste sentido, as pessoas constituem
...