GESTÃO DE PESSOAS UNIDADE WEB 8
Monografias: GESTÃO DE PESSOAS UNIDADE WEB 8. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: michellifelix • 22/6/2014 • 2.089 Palavras (9 Páginas) • 761 Visualizações
• Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
O modelo de Uppsala tem como principal característica a análise dos processos de internacionalização das empresas, a partir de aspectos organizacionais, no qual a firma é a unidade de análise. O principal aspecto que diferencia essa teoria das demais é que seus autores consideram que a internacionalização de atividades não está baseada apenas na produção no exterior. Assim, a exportação também é considerada uma forma de internacionalização. Vamos lembrar que as teorias anteriores só consideram internacionais as empresas que desenvolvem atividades de produção no exterior. Johanson e Vahlne (1977) partiram da consideração de que os estudos desenvolvidos até então sobre internacionalização tratavam o tema como um processo cuja evolução estava relacionada ao maior envolvimento internacional conquistado pela firma. A respeito do modelo de Uppsala ilustrado na figura é correto afirmar que:
I. A empresa aumenta seu “conhecimento sobre um mercado” no exterior, toma a decisão de investimento por meio de uma “atividade” como as exportações, quanto mais a empresa exportar para este mercado, maior será seu “conhecimento sobre o mercado”, portanto, a empresa tende a comprometer-se cada vez mais com esse mercado externo.
II. O ponto inicial considerado no modelo é de que o estado do processo de internacionalização atual é um fator importante para explicar os próximos passos. Como estado atual, são considerados os recursos empregados em mercados estrangeiros (comprometimento com o mercado) e o conhecimento sobre os mercados internacionais e operações (conhecimento sobre o mercado).
III. Os aspectos que apresentam mudanças são as decisões ligadas ao comprometimento de recursos (decisões de comprometimento) e as atividades comerciais realizadas atualmente (atividades correntes). A figura1 representa como estes aspectos se relacionam.
Assinale a alternativa correta quanto ao modelo de Uppsala ilustrado na figura.
Resposta Selecionada: b.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Resposta Correta: d.
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
Feedback da resposta: Resposta: “As afirmativas I, II, III estão corretas”. Isto porque, o modelo de Uppsala tem como principal característica a análise dos processos de internacionalização das empresas, a partir de aspectos organizacionais, no qual a firma é a unidade de análise. Diferentemente das teorias vistas anteriormente, o foco da teoria não se constitui nos aspectos macroeconômicos relacionados ao comércio internacional. O principal aspecto que diferencia essa teoria das demais é que seus autores consideram que a internacionalização de atividades não está baseada apenas na produção no exterior. Assim, a exportação também é considerada uma forma de internacionalização. Vamos lembrar que as teorias anteriores só consideram internacionais as empresas que desenvolvem atividades de produção no exterior.
Johanson e Vahlne (1977) partiram da consideração de que os estudos desenvolvidos até então sobre internacionalização tratavam o tema como um processo cuja evolução estava relacionada ao maior envolvimento internacional conquistado pela firma.
O modelo que constroem também trata do processo de internacionalização, porém com foco no desenvolvimento individual da firma e, de maneira mais precisa, no uso do conhecimento sobre mercados e operações conquistado a partir da expansão das operações da firma em mercados individuais.
O ponto inicial considerado no modelo é de que o estado do processo de internacionalização atual é um fator importante para explicar os próximos passos. Como estado atual, são considerados os recursos empregados em mercados estrangeiros (comprometimento com o mercado) e o conhecimento sobre os mercados internacionais e operações (conhecimento sobre o mercado).
Os aspectos que apresentam mudanças são as decisões ligadas ao comprometimento de recursos (decisões de comprometimento) e as atividades comerciais realizadas atualmente (atividades correntes). Conforme a empresa conhece melhor um mercado no exterior, mais ela investirá nele. Dessa maneira, esse conhecimento pode ocorrer por meio das exportações. Quanto mais a empresa exporta para determinado país, maior será seu conhecimento. Quanto maior o conhecimento, mais a empresa tende a investir nesse mercado internacional, ou seja, mais ela compromete recursos no exterior.
• Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
Para as Teorias Clássicas que tratam da internacionalização de empresas, as análises baseiam-se em processo de grandes empresas multinacionais, principalmente americanas e europeias, com forte presença nos mercados nacionais. Para os autores dessas teorias, a internacionalização tem como característica básica a manutenção de unidades de produção no exterior (via Investimento Direto Externo) e, desta maneira, a simples exportação de bens e serviços não caracteriza a internacionalização das atividades. Entre os autores estudados, as teorias que apresentam essa característica são:
Resposta Selecionada: e.
Teoria do Poder de Mercado, Teoria do Ciclo do Produto e Paradigma Eclético da Produção Internacional.
Resposta Correta: d.
Teoria do Poder de Mercado, Teoria do Ciclo do Produto e Paradigma Eclético da Produção Internacional.
Feedback da resposta: Correta: Teoria do Poder de Mercado, Teoria do Ciclo do Produto e Paradigma Eclético da Produção Internacional.
Teoria do Poder de Mercado – veja os comentários de Heymer [...] a manutenção de operações no exterior ...
Teoria do Ciclo do Produto – aborda a internacionalização das atividades de produção o que implica ir além da exportação.
Paradigma Eclético da Produção Internacional – a empresa estabelece no exterior as mesmas funções já concretizadas no
...