GESTÃO DE PROJETOS ESTUDO DE CASO
Monografias: GESTÃO DE PROJETOS ESTUDO DE CASO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: crislanegomes • 5/6/2014 • 675 Palavras (3 Páginas) • 428 Visualizações
- INTRODUÇÃO
A proposta do trabalho leva em consideração a análise de um estudo de caso que envolve o “Assédio Moral nos Espaços de Trabalho”. A partir da análise de dados, identificou-se que as mulheres eram na sua maioria as mais vulneráveis. Com o apoio de algumas Fundações, conseguiu-se implementar um projeto de fiscalização nas empresas. O objetivo foi criar espaços para o diálogo entre os gestores e orientação aos trabalhadores, além de simular um ambiente mais humanizado e com garantias de direitos e dignidade. Como o grande desempenho dos envolvidos, nasceu o Programa Nacional “Empresa Produtiva é Empresa sem Assédio Moral” que logo foi implantado em várias regiões do país. Dessa forma, através da proposta de trabalho intenta-se identificar o escopo do projeto, os stakeholderes (envolvidos), necessidades que motivaram a execução do projeto, definição da DT (Declaração do Trabalho do Projeto), objetivo e entregas do projeto supracitado.
2 – DESENVOLVIMENTO
Segundo definição do PMBOK, projeto é um esforço temporário empreendido com a finalidade de criar um produto, serviço ou resultado exclusivo. O escopo do projeto pode ser definido como objetivos a serem alcançados. Alguns autores definem escopo como sendo exigências especificadas para o resultado fim, ou seja, o que se pretende, e o que não se pretende realizar. Em síntese, é a alma do projeto. Expressa sua essência e identidade. O fato é que um escopo bem definido e controlado aumenta as chances de todos os objetivos proposto serem alcançados.
Segundo Heldman (2003), o planejamento do escopo tem como finalidades básicas produzir a especificação do escopo, que é documentar as metas do projeto, os resultados práticos e os requisitos, e o plano de gerenciamento do escopo. Um bom gerenciamento do escopo torna-se essencial para execução tranquila entre as partes. Com isso, aumenta a probabilidade de sucesso do projeto. Conforme análise do estudo de caso identifica-se que o escopo do projeto é justamente a busca pela diminuição do “Assédio Moral nos Espaços de Trabalho” sofridos pela mulher. Através de uma parceria com algumas Fundações criou-se um projeto de fiscalização das empresas onde o índice de assedio era maior. Os envolvidos no projeto são todos os gestores, colaboradores, fundações e instituições que de alguma forma podem contribuir para fiscalização ou orientação em relação aos casos de Assédio.
Observou-se que através de um estudo realizado pelo Sindicato de Trabalhadores e Fundações Empresariais, que as mulheres eram vulneráveis ao “Assédio Moral nos Espaços de Trabalho”, principalmente, nas regiões com escassas de postos de trabalho. Dessa forma, procurou-se criar um projeto de fiscalização das empresas nas regiões supostamente mais atingidas com a criação de espaços para o diálogo com os gestores e orientação aos colaboradores.
A Declaração do Trabalho do Projeto é a definição do que precisa ser realizado. Permite explicitar de forma detalhada e a maneira formal de comunicar aos interessados às razões que sustentam determinada necessidade, contribuindo de forma decisiva para que a entidade, desde sua fase inicial do projeto, tenha a percepção correta sobre aquilo que a entidade deseja. O objetivo seria garantir que as mulheres
...