GESTÃO DO CONHECIMENTO - ATIVIDADE 8
Dissertações: GESTÃO DO CONHECIMENTO - ATIVIDADE 8. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Antunieta • 2/4/2014 • 1.044 Palavras (5 Páginas) • 348 Visualizações
Pergunta 1
0,2 em 0,2 pontos
A fórmula da Odebrecht para reter conhecimento
http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/formula-odebrecht-reter-conhecimento-576788?page=2&slug_name=formula-odebrecht-reter-conhecimento-576788. Em, 01/09/2011.
Longe dos recursos tecnológicos, a empresa prioriza a simplicidade para garantir a eficiência na circulação do aprendizadoA reportagem sobre a Odebrecht retrata exatamente o que aprendemos nessa unidade sobre os mitos do compartilhamento do conhecimento. O principal mito que os gestores possuem ao querer tornar o conhecimento em suas organizações mais disponível a seus usuários é
Resposta Selecionada: b.Investir em tecnologia.
Resposta Correta: b.Investir em tecnologia.
Feedback da resposta: Alternativa correta: Investir em tecnologia. Os gestores pecam quando acreditam que tecnologia, por si só, vai fazer com que os indivíduos compartilhem. O fato de documentar, codificar, organizar e arquivar o conhecimento, não significa que o mesmo está sendo compartilhado.
Pergunta 2
0,2 em 0,2 pontos
É interessante observar como o compartilhar conhecimento é a pedra fundamental para a sustentabilidade de uma organização. Vimos em vários trechos de reportagens e artigos, o quanto o ato de compartilhar é referenciado. Contudo, não parece ser tão fácil assim colocá-lo na prática por que:
Resposta Selecionada: Esse conhecimento é muito pessoal, construído ao longo de todas as experiências de um indivíduo, faz parte de quem ele é. Por isso é possível descrever apenas uma pequena parte do que ele sabe.
Resposta Correta: Esse conhecimento é muito pessoal, construído ao longo de todas as experiências de um indivíduo, faz parte de quem ele é. Por isso é possível descrever apenas uma pequena parte do que ele sabe.
Feedback da resposta: Alternativa correta: Esse conhecimento é muito pessoal, construído ao longo de todas as experiências de um indivíduo, faz parte de quem ele é. Por isso é possível descrever apenas uma pequena parte do que ele sabe.
Quando se pede para um especialista compartilhar seu conhecimento, pede-se para compartilhar algo que é muito seu, que é muito pessoal, cuja maior parte é muito inobservável.
Pergunta 3
0,2 em 0,2 pontos
Dilbert é um personagem de tiras diárias criado por Scott Adamsé. Trata-se de um personagem que caracteriza de modo irônico as dificuldades encontradas com gestão de pessoas, nos dias atuais.
Nessa tirinha, por exemplo, conseguimos identificar que não há em primeiro lugar, a criação e a existência de confiança, entre gestor e colaborador, nem tampouco interação pessoal. O resultado é extremamente devastador, o gestor não tem a mínima ideia do que está ocorrendo em sua área. O que dirá de compartilhar conhecimento!!!
Aqui, nessa tirinha podemos nos referir a outro mito do compartilhamento de conhecimento, que se refere a
Resposta Selecionada: Somente com uma mudança cultural as pessoas numa organização começarão a compartilhar conhecimento.
Resposta Correta: Somente com uma mudança cultural as pessoas numa organização começarão a compartilhar conhecimento.
Feedback da resposta: Alternativa correta: Somente com uma mudança cultural as pessoas numa organização começarão a compartilhar conhecimento.
Não necessariamente. É possível que, se as pessoas começarem a compartilhar conhecimento sobre questões que julgam realmente importantes, o processo de compartilhar por si só começa a criar uma nova cultura de aprendizagem.
Pergunta 4
0,2 em 0,2 pontos
Inovação Naturahttp://www2.natura.net/Web/Br/relatorios_anuais/src/desempenho_social_consumidores.asp. Em, 01/09/11
Em 2008, o site do Portal Natura Campus recebeu, em média, 6.500 acessos por mês. Sua base de dados conta com o cadastro voluntário de 228 grupos de pesquisa de todo o Brasil. O Portal foi responsável pela captação de 79 propostas de cooperação, com aprovação de 19% das propostas apresentadas, originárias de grupos de pesquisa de 10 diferentes universidades brasileiras. [...]
[...] Nesse cenário, tem papel fundamental o programa de inovação aberta da Natura, que busca o desenvolvimento e a aquisição de novas tecnologias por meio de parceiras com universidades e centros de pesquisa no Brasil e no exterior. Em 2006, as iniciativas foram revistas e ampliadas, com o lançamento do Programa Natura Campus de Inovação Tecnológica e, em 2007, do Portal Natura Campus (www.natura.net/campus). A página na internet facilita o relacionamento com as instituições de ciência e tecnologia brasileiras e permite
...