TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GESTÃO INDUSTRIAL

Ensaios: GESTÃO INDUSTRIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/10/2014  •  5.127 Palavras (21 Páginas)  •  297 Visualizações

Página 1 de 21

São Bento do Sul

2013

Trabalho apresentado a disciplina de Ciências Contábeis da Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

Prof.Valdeci S. Araujo, Prof. Fábio R. Proença, Prof. Merris Mozer, Prof. Regis Garcia.

Sumário

Introdução..............................................................................1

Critérios de Rateio dos Custos Indiretos...................................3

Custeio por absorção...............................................................3

Produtos em processo.............................................................5

Produto acabado.....................................................................5

Unidades equivalentes de produção ........................................5

Formação do preço de venda com base nos custos..................6

Formação do preço de venda com base no mercado.................7

Margem de contribuição...........................................................8

Ponto de Equilíbrio...................................................................9

A importância do sistema integrado para a gestão industrial.......9

Demonstrações contábeis..........................................................12

Conclusão...............................................................................22

Referências Bibliográficas........................................................24

Introdução

Este trabalho tem como objetivo apresentar de uma maneira simplificada alguns conceitos relacionados à rotina da contabilidade de custos e gestão industrial, para um melhor entendimento.

A contabilidade de custos vem ao longo de sua historia aprimorando os métodos de custeamento é o ramo das Ciências Contábeis que estuda os gastos ocorridos para aquisição de produtos ligados diretamente à atividade operacional da empresa. Os critérios de rateio estão relacionados dentro desse estudo onde podemos ter uma base em relação aos custos indiretos, que não se pode determinar com precisão sobre cada produto. Também custeio por absorção que consiste em atribuir aos produtos fabricados todos os custos de produção. E as empresas são obrigadas a apresentar suas demonstrações para o fisco usando esse critério, sendo assim de extrema importância. Vamos conhecer também o conceito sobre produto acabado e produto em elaboração, unidades equivalentes de produção é um conceito introduzido pelos contabilistas para ultrapassar os problemas da valorização da produção em curso. Consiste basicamente em converter às unidades de produtos em curso em unidades equivalentes a produção acabada, através da utilização de um grau de acabamento da produção em curso, dado em percentagem.

A formação adequada do preço de venda que garante a rentabilidade exigida pelos proprietários torna-se essencial para a continuidade do negócio, então tomamos base da formação do preço de venda baseada nos custos e no mercado, para assim poder fazer uma comparação de qual é a melhor forma de colocar preços em seus produtos.

Teremos uma base de como podemos calcular a margem de contribuição que é quantia em dinheiro que sobra do preço de venda de um produto, serviço ou mercadoria após reter o valor do custo variável unitário. E ponto de equilíbrio é o valor ou a quantidade que a empresa precisa vender para cobrir o custo das mercadorias vendidas, as despesas variáveis e as despesas fixas.

Vamos entender sobre o sistema de gestão integrado (ERP), qual sua importância dentro das empresas. Pois o processo de gestão necessita de um grande esforço e atenção devido a grande quantidade de transações e atividades executadas diariamente. Esse sistema vem se tornando bastante utilizado dentro das empresas, facilitando muito o trabalho executado.

Devido às grandes transformações que a profissão contábil vem tendo, é necessário o profissional estar sempre informado em relação às demonstrações contábeis obrigatória. Nesse trabalho teremos contato com cinco demonstrações que são obrigatórias, para podemos ter um melhor entendimento sobre cada uma delas.

Critérios de Rateio dos Custos Indiretos

Custos indiretos são aqueles que não se pode mensurar ao produto, podendo conciliar de forma indireta, mediante uma estimativa de gastos. Os Custos indiretos necessitam de técnicas de rateio que permitam a alocação correspondente aos itens identificados. Quando se faz a apropriação dos custos dos departamentos aos produtos, é essencial verificar quais são as bases mais adequadas para essa distribuição. É clara a importância de uma ótima eleição de critérios coerentes, uma vez que a alocação dos custos tem por finalidade aplicar um valor justo dos custos indiretos. Alguns critérios de rateio mais usado são rateio proporcional a mão de obra, rateio proporcional a matéria-prima, rateio proporcional ao custo direto etc.

Alguns gastos podem ser classificados como custo ou despesa, dependendo de sua utilização. Um exemplo que se podem citar em uma empresa que fabrica alimentos todos os gastos da fabrica são custos (Ex: matéria-prima, mão-de-obra, aluguel da fabrica), já os gastos do escritório são despesas (Ex: salário do pessoal de vendas, administrativo, aluguel do escritório).

Alguns custos podem ser classificados como diretos ou indiretos, nesse caso pode-se citar a energia elétrica, se houver um marcador por maquina é possível identificar quantos quilowatts consome cada produto, assim podemos tratá-la como custo direto, porem o gasto com luz irá ser um custo indireto.

Custeio por absorção

Custeio por absorção é um método de apuração de custos, cuja meta é ratear todos seus componentes (fixo ou variável, diretos ou indiretos) em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (36.6 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com