Gerencimento De Processos
Trabalho Universitário: Gerencimento De Processos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: gabifett • 25/8/2014 • 1.227 Palavras (5 Páginas) • 383 Visualizações
Responder as seguintes questões:
1. Quais os tipos de processos encontrados nas organizações?
Os tipos de processo variam de acordo com o autor estudado.Conforme Harrington, existem dois tipos de processo: o produtivo, aquele que abrange o contato físico com o produto ou serviço até a expedição; e o empresarial, que é responsável por fornecer apoio aos processos produtivos.
Segundo Rummler e Brache, há três processos: de clientes, administrativos e de gerenciamento. aquele que coordena os administrativos e os primários.
Hronec, sintetizando os outros autores, elege três tipos de processo primário, aquele que caso haja falha, o cliente saberá imediatamente; de apoio, os quais fornecem suporte aos primários, sendo primordiais a execução dos processos primários; e de gestão, que é responsável pela coordenação dos processos anteriores.
Já Harrington define os processos como funcionais e interfuncionais.
2. Defina BPM?
A abordagem Business Process Management –BPM tem o objetivo de identificar, moldar, executar, medir, monitorar, controlar, documentar e melhorar processos, sejam esses automatizados ou não, visando os resultados consistentes e alinhados com as metas planejadas estrategicamente de uma organização.
3. Qual a diferença entre a gestão por processos frente à gestão funcional?
A gestão por processos enfoca a gestão horizontal, buscando o encadeamento das atividades com o processo que estão vinculados através da interação entra os departamentos, estruturação utilizada nesse tipo de gestão. Por sua vez, a gestão funcional utiliza uma abordagem vertical que visa alcançar a otimização das áreas de trabalho, isto é, das funções. Esse tipo de gestão acaba ocasionando uma estruturação hierárquica na organização, evidenciando os empragados e os chefes e, dessa forma, acaba proporcionando uma visão onde o problema sempre está nos empregados da organização.
As funções e os processos vão coexistir, porém o processo deve ter primazia sobre a função.
4. Quais as palavras-chave do conceito de Reengenharia?
As palavras-cheve aprsentadas foram: mudança radical (preparação, planejamento, implementação e avaliação). Associada a gestão por processos.
5. Quais as diferenças entre as abordagens de melhoria da Reengenharia e da Qualidade Total?
A Reengenharia adota uma abordagem que preveja mudanças radicais no processo, envolvendo a readequação dos processos empresariais, das estruturas organizacionais, dos sistemas de informação e dos valroes da organização. Por outro lado, a Qualidade Total aborda o conceito de melhoria contínua e constante, sem adoção de mudanças radicais nos processos.
6. Qual o número de processos recomendado para se definir numa organização?
É proposto um modelo que contenha um número indicativo de 5 a 20 processos, compostos por 10 a 20 atividades para cada processo, totalizando um intervalo médio de 50 a 400 atividades para a organização. Na prática, entretanto, não há um número específico de processos recomendado. O número de processos em uma organização depende de como se quer gerenciá-la, ou seja, deve-se definir quais processos e em quais níveis a organização quer gerenciar seus processos.
7. Quais as principais fases que compõem o módulo de GP no MEIO?
As principais fases que compõem são: preparação, configuração, estrutura organizacional, priorização, descrição, análise, melhoria e padronização.
8. Como você relaciona a definição de limites dos processos com a questão de avaliação de desempenho (indicadores)?
O limites do processo indica a abrengência alcançada do processo, isto é, aquilo que compõem o processo: as atividades incluídas e as excluídas, as entradas e saídas, os clientes, os fornecedores, entre outros. As informações fornecidas pelos limites é essencial para se definir corretamente os indicadores de desempenho necessários a organização e entender os resultados fornecidos por essa avaliação. Os limites do processo informam aquilo que está sendo medido eficientemente e aquilo que não está. Além disso, o estabelecimento do indicador recorre aos limites do processo,visto que esses acabam definindo os limites do próprio indicador.
9. Como reconhecer o(s) processo(s) críticos(s) de uma organização?
Segundo Rummler e Brache, o reconhecimento ocorre através da definição da estratégia de maneira clara dentro da empresa. Os processos denominados críticos são aqueles que influenciam um fator competitivo na organização.
Para Harrington, a identificação dos processos críticos pode ser visualizados pela ocorrência de cinco fatores: impacto sobre o cliente; índice de mudança; situação do desempenho; impacto sobre a empresa; e impacto sobre o trabalho.
10. Cite os principais tipos de fluxograma, diferenciando-os?
O Diagrama de blocos fornece uma visão rápida e geral do processo. É utilizado como ferramenta inicial, documentando a magnitude do processo; para ter um maior detalhamento é recomendado
...